Educação

Enem: inscrições terminam nesta sexta (16); taxa pode ser paga até dia 21

Realizar o pagamento da taxa de inscrição confirma a participação do candidato no exame

Os interessados em fazer o Enem que ainda não fizeram sua inscrição devem se apressar: o prazo termina nesta sexta-feira (16), às 23h59. Já o prazo para pagar a taxa de R$ 85, que confirma a participação no exame, vai até o dia 21 deste mês. As provas acontecem nos dias 5 e 12 de novembro deste ano.

O pagamento da taxa pode ser feito por boleto bancário, gerado na página do participante, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por pix, basta acessar o QR code que consta no boleto. Quem foi isento da taxa de inscrição também deve se inscrever para participar do exame.

A  preparação para o exame é um percurso de longo e médio prazo, como explica o professor de Sociologia Rodolfo Godoi. Ele ressalta que não existe solução mágica para quem deseja fazer uma boa prova.

“A boa preparação para a prova é a chave do sucesso, né? Quer dizer, não existe nenhuma solução mágica, não existe a possibilidade de chutar na prova e achar que vai se dar bem com isso. Então se preparar durante todo o ano, durante todo o ensino médio é fundamental para que esse aluno tenha uma boa nota, consiga uma boa nota no Enem. E essa tem que ser uma preparação de longo e médio prazo”, afirmou o professor.

O jovem Caio Henrique, de 17 anos, estuda na rede pública de ensino do Gama, no Distrito Federal, e vai fazer o Enem esse ano. Ele conta que por meio do exame pretende cursar direito ou contabilidade e já está se preparando para a prova de diversas maneiras. “A forma que eu estou me preparando para o Enem é videoaulas, ler bastante livros para aprender diferentes formas e diferentes pontos de vista, e fazendo bastante atividades”, contou.

O que é o Enem

O Enem avalia o desempenho escolar dos alunos no final da educação básica. O exame se tornou a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Além disso, instituições públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar alunos, seja como critério exclusivo ou como parte dos processos seletivos. Além disso, os resultados do exame também são usados para obter benefícios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)..

Fonte: Brasil 61

.

.

Deixe um comentário