gazetanitLocalMeio Ambiente

Coordenadoria Ambiental de Niterói reintegra jiboia à natureza

Serpente foi encontrada em uma casa no bairro do Cafubá

Uma jiboia de dois metros e meio foi resgatada e reintegrada à natureza, neste sábado (27), por uma equipe da Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Guarda Municipal de Niterói. O animal estava em uma casa no bairro do Cafubá. O serviço de resgate de animais silvestres da Prefeitura de Niterói foi acionado pelo telefone 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

O animal foi encontrado em uma estrutura metálica de suporte ao telhado da casa. Como estava saudável, sem nenhum corte ou ferimento, foi solto na natureza, no Parque Municipal de Niterói, Parnit.

As jiboias são serpentes não-venenosas que se alimentam basicamente de mamíferos roedores. Elas também podem se alimentar de pequenos animais de estimação como gatos e cachorros e matam suas presas por asfixia.

Resgate – A Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Guarda Municipal de Niterói faz um trabalho especializado e possui um procedimento para cada tipo de demanda. Após receber o chamado, captura o animal silvestre que, logo em seguida, tem suas condições físicas avaliadas pela equipe. Caso não apresente nenhum tipo de ferimento, é reintegrado à natureza na unidade de conservação mais próxima.  

Já os que apresentam algum tipo de ferimento são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; o Centro de Atendimento de Animais Marinhos; o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou o Instituto Vital Brazil quando é o caso de cobra venenosa.

A Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal orienta que se uma pessoa encontrar um animal silvestre deve entrar em contato imediatamente com o Cisp 153 para que o resgate possa ser feito por agentes treinados.-

.

.

Deixe um comentário