EducaçãogazetanitGeral

“Parlamentares eleites”: agência do governo usa linguagem neutra

Matéria trata do 1º Encontro de LGBTQIAP+ eleitos

A Agência Brasil utilizou a linguagem neutra em uma matéria publicada sobre um encontro de parlamentares LGBT+. O título usado foi o seguinte: “Parlamentares eleites reúnem-se pela primeira vez em Brasília”.

Confira em https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2023-01/parlamentares-eleites-reunem-se-pela-primeira-vez-em-brasilia

No final na reportagem, a agência pública, que pertence à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), afirmou que o gênero neutro foi utilizado a pedido dos parlamentares.

A matéria trata do 1º Encontro de LGBTQIAP+ eleitos em 2022, realizado na sexta (20) e no sábado (21), em Brasília. O evento reuniu parlamentares eleitos para a Câmara dos Deputados e para as Assembleias Legislativas dos Estados.

Entenda

A linguagem não binária, também denominada linguagem neutra, é um fenômeno social, político e linguístico vinculado às lutas indenitárias de grupos LGBTQIAP+.

Criada há cerca de 10 anos, no contexto das redes sociais e do surgimento de coletivos militantes, grafa ‘x’, ‘@’ ou ‘e’ em substantivos para neutralizar o gênero gramatical. O ‘e’ é a primeira experimentação pronunciável e vem conquistando falantes. ‘Todes’ já é uma palavra popular, utilizada para substituir o masculino genérico – “Bom dia a todes” –, ou em contexto no qual o falante quer contemplar todos os gêneros, especificando-os: “Bom dia a todas, todes e todos”.

Também propõe os pronomes pessoais Ile e Elu e suas derivações.

.

.

Deixe um comentário