gazetanit

Idosos de abrigo do Governo do Estado estão em ritmo de Copa

Centro- Dia Levy Miranda tem programação especial para celebrar a participação do Brasil na competição mundial 

O clima de animação da Copa do Mundo contagiou os idosos do Centro-Dia Levy Miranda, que funciona no Abrigo Cristo Redentor, em Higienópolis, na Zona Norte do município do Rio. Com uma programação especial preparada pelo Governo do Estado do Rio, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o ‘esquenta’ aconteceu nesta quarta-feira (23/11), véspera da partida entre Brasil e Sérvia. A equipe técnica do abrigo preparou uma série de atividades, além de uma sala de TV para que os idosos possam assistir aos jogos. 

De forma divertida, os idosos entraram em um campo um pouquinho diferente. A atividade consistia em movimentar um tecido com ilustração de um gramado e o objetivo era fazer o gol com a bola nos buracos. De forma lúdica, a brincadeira tem como finalidade, além da recreação, coordenação motora, coletividade e estimular a atividade física.

– É tão bom voltar a fazer mais movimento. Gosto muito de futebol e vou acompanhar os jogos – contou José Antônio do Amaral, 64, o mais novo da turma. 

Valdemir Patriota da Silva, 84, garantiu torcida empolgada para a Seleção Canarinho, mas reforçou a paixão pelo time de coração, o Flamengo.

– Vou assistir a todos os jogos. Torço pelo Brasil, mas sou Flamengo antes de tudo. Flamengo até morrer – finaliza com um sorriso no rosto.   

A diretora do abrigo, Lícia Mattesco, destaca a importância de atividades como essa para o desenvolvimento e autonomia dos nossos idosos. 

-Trabalhos assim proporcionam além da convivência com outros idosos, a integração com a equipe, que trabalha a particularidade de cada idoso. E isso para manutenção da autonomia deles é fundamental. E quando a gente tem condição de agregar, incluir eventos como a Copa do Mundo e potencializar a oferta de atividades, é sensacional – destaca.

O Centro-Dia Levy Miranda, que recebe idosos para atividades durante o dia, sem tirar deles a convivência com a família, chegou a ficar fechado por dois anos em função da pandemia da covid-19. Agora, totalmente reformado, funciona no mesmo local do Abrigo Cristo Redentor, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

.

.

Deixe um comentário