EleiçõesgazetanitPolítica

Castro lidera pesquisa para governador do Rio de Janeiro; Freixo e Neves disputam ida ao segundo turno

Nova pesquisa eleitoral aponta três candidatos com chances de vencer as próximas eleições

Pesquisa eleitoral para Governador do Rio de Janeiro divulgada pelo Instituto Gerp nesta segunda-feira, 22, aponta três pré-candidatos à frente na corrida eleitoral, com chances reais de vitória: o atual governador Cláudio Castro (PL) tem 26%, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) aparece com 16% e o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves soma 8% das intenções de voto. Quando perguntados espontaneamente, 71% dos eleitores responderam que ainda não sabem em quem votarão para governador nas próximas eleições.

Mais atrás na corrida eleitoral e com sua candidatura impedida pela Justiça, aparece o ex-governador Wilson Witzel (PMB), que tinha Cláudio Castro como seu vice e sofreu impeachment ano passado acusado de corrupção na área de Saúde durante a pandemia. Cyro Garcia (PSTU) tem 3%. O deputado federal Paulo Ganime (Novo) e Eduardo Serra (PCB) apresentam índice de 1%. Juliete Pantoja (UP) e Luiz Eugênio Honorato (PCO) não pontuaram na pesquisa.

Rejeição – O índice de rejeição apresentado na pesquisa mostra que os melhores avaliados pelos eleitores são Rodrigo Neves e Luiz Eugênio Honorato, com rejeição de apenas 6%. O levantamento mostra ainda que 43% dos eleitores do estado do Rio de Janeiro não votariam em Wilson Witzel, 29% rejeitam Marcelo Freixo, 13% negam voto a Claudio Castro, 9% não votam em Cyro Garcia, 8% rejeitam Eduardo Serra e Juliete Pantoja e 7% não votam em Paulo Gamine.

O índice de conhecimento de políticos mostra que Rodrigo Neves é o menos conhecido entre os três candidatos mais bem colocados na pesquisa, sendo conhecido por 57% dos entrevistados. Em seguida aparecem Claudio Castro, com 67%, e Marcelo Freixo, conhecido por 79% dos eleitores.

Avaliações – A pesquisa traz ainda avaliações dos governos estadual e federal e mostra que 41% dos eleitores do estado do Rio de Janeiro desaprovam a gestão de Claudio Castro, enquanto 43% aprovam e 16% não souberam responder. O governo do presidente Bolsonaro é desaprovado por 44% dos entrevistados, aprovado por 49%, enquanto outros 7% não souberam responder.

A pesquisa ouviu 1.500 eleitores no estado do Rio de Janeiro entre os dias 15 e 18 de agosto e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo RJ-04222/2022. O levantamento tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais e para menos, com índice de confiança de 95,5%.

.

.

Deixe um comentário