ExposiçãogazetanitLocal

Vivências fotográficas nas favelas e periferias no Maquinho

Neste sábado, dia 27 de abril, às 17h, vai acontecer o evento de fotografia “Desigual cidade – vivências fotográficas nas favelas e periferias”, do Coletivo Niterói Fotográfico, no Maquinho, obra de Oscar Niemeyer, que fica próximo ao MAC Niterói.

O público vai poder ver imagens e movimentos de fotografia das periferias e favelas, das potências que ali existem e das pessoas que nelas habitam. Além da exposição, o evento conta, ainda, com oficina de fotografia colaborativa, fotopapo, com conversa aberta ao público sobre ensinos de fotografia, cuja pauta tem sempre relação com o tema do mês.

Nesta edição o fotógrafo, historiador e professor de fotografia Vitor Vogel coordena um bate-papo sobre as experiências de ensino de fotografia nestes territórios. Para abrir as comemorações dos 15 anos da Escola de Fotógrafos Populares da Maré, o Coletivo recebe também Dante Gastaldoni – professor aposentado da UFF e criador da escola, Luiz Alvarenga – ex-editor de fotografia do EXTRA e criador da Escola do Movimento InFoco –, Marina Alves – fotógrafa e professora de fotografia, Beto Padilha – coordenador do Coletivo Foco Periférico e o fotógrafo Josemias Moreira, do Maquinho.

Sobre o coletivo:

O Coletivo nasceu com a ideia de reunir as fotógrafas e fotógrafos de Niterói num mesmo evento para comungar experiências e fotos, por meio de projeções fotográficas coletivas. Sempre está conectado a um tema relevante. Cada membro do coletivo pode mandar suas fotos ou um ensaio que se enquadre na proposta. Quem curte fotografar, seja profissional, amador ou entusiasta, e ainda não é membro do coletivo pode enviar suas fotos para a chamada pública. As inscrições podem ser feitas até 24 de abril, às 23h59m.

Além das atividades mais tradicionais, o evento conta nesta edição com um mini-curso de fotografia e produção colaborativa. Ele será realizado no mesmo dia, a partir das 14h e as inscrições são limitadas. Com um varal coletivo no qual os membros podem mostrar suas fotos impressas. Realizado de forma colaborativa, o evento incentiva os participantes a levarem seus isoporzinhos e cestas. Clicar, conversar e fazer piquenique são partes do Coletivo Niterói Fotográfico.

Serviço:
Tema: “Desigual Cidade – Vivências Fotográficas nas Favelas e Periferias”
Local: Maquinho – Plataforma Urbana Digital – Morro do Palácio. Acesso pela Rua Nair Margem Pereira, Boa Viagem
Data: 27 de abril, sábado
Horário: 17h
Entrada gratuita

Foto: Priscila Barcellos

.

.

Deixe um comentário