CulturagazetanitLocal

Professora universitária estreia como escritora inspirada na química

Por Tânia Ribeiro Roxo

Um passeio pelo universo complexo da química através da criação poética. Com essa temática, a professora Monique Brito lança o seu primeiro livro: Retrato da Farmacêutica quando Artista, no próximo sábado (8). Publicado pela editora Autografia, a obra de 72 páginas reúne textos que descrevem o microcosmo onírico. “O livro tem poesia e prosa poética diferentes, com temas de laboratórios, química, surrealismo e fantasia”, descreve.

Nascida no Rio de Janeiro e com raízes paraibanas, Monique que é graduada em Farmácia, leciona na Universidade Federal Fluminense, onde orienta alunos em quatro cursos de pós-graduação. Começou a escrever aos 9 anos, mas foi através do universo da química e da paixão pela literatura que descobriu a inspiração para se dedicar à poesia. “É desta época que recordo minhas primeiras anotações, num caderno de capa dura amarelo. Ali eu inventava pequenas histórias e escrevia passagens engraçadas que os amiguinhos diziam”, conta.

Segundo Monique, é uma alegria lançar o seu primeiro livro. “Considero o fechamento de um ciclo e a abertura de outro, que é a entrega da obra para o público ler”, comenta. Entre os seus autores preferidos, a autora lista nomes como: Machado de Assis, Dias Gomes, Ariano Suassuna, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, Manoel de Barros, Jorge de Lima, Júlio Cortázar, Jorge Luís Borges, F. Scott Fitzgerald, Franz Kafka, Isaac Asimov, Samuel Beckett, Matéi Visniec. “Se todos eles publicassem um novo livro ao mesmo tempo e eu tivesse o direito de escolher apenas três deles para ler, eu elegeria Dias Gomes, Manoel de Barros e Cortázar”, explica.

Frequentadora assídua de eventos literários em Niterói, como saraus, grupos de estudos e clubes de leitura, a professora acredita que cada autor tem um processo de escrita diferente. “Eu diria para um iniciante começar a perceber o que o motiva e seguir nesse caminho. Outra dica importante é escrever diariamente”, aconselha.

Serviço:
Data: 08/12, 13 horas
Local: Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República, S/N – Centro, Niterói

.

.

Deixe um comentário