Culturagazetanit

Filhos de Sinhá no Horto de Itaipu

O Horto de Itaipu recebe neste domingo, 18 de novembro, a partir das 11h, uma roda de samba comandada pelo grupo Filhos de Sinhá, um projeto que realiza eventos itinerantes, cuja composição de músicos é feita a cada edição. Nesta, que faz parte do projeto Arte na Rua, a música estará a cargo de Daniel Scisinio, Guilherme Andrade, Wander Fontana e Yuri Portella. A classificação indicativa é livre e a entrada gratuita.

Idealizada pelo percussionista niteroiense Yuri Portella, “Filhos de Sinhá” tem em seu repertório, clássicos do samba, homenageando antigos artistas, e músicas da nova safra de compositores. Como nos velhos e bons tempos, o público é parte da roda, cantando junto, com aquela energia do samba no gogó e na palma da mão. A “Sinhá” simboliza a mãe que recebe e acolhe a todos como filho. Os “Filhos” de Sinhá são os músicos. Ela é representada por uma boneca que fica sobre a mesa em todas as edições, orgulhosa dos seus ‘Filhos” e feliz com tudo que está acontecendo à sua volta.

Desde sua estreia em 2014, no Quilombo do Grotão, em Niterói, foram realizadas 61 edições da roda, com a participação de mais de 130 músicos. O Trapiche Gamboa, o Teatro Popular Oscar Niemeyer, o Toca da Gambá, os SESC Niterói e São Gonçalo, o Beco do Rato e aa cidade de Itajaí (SC), foram alguns dos palcos nos quais se apresentaram os “Filhos de Sinhá”. Por sua missão de divulgar a música popular brasileira, em especial o samba, em 2015 o grupo foi apadrinhado pelo músico e produtor Paulão 7 Cordas.

.

.

Deixe um comentário