CulturagazetanitLocal

Evento celebra o lançamento de antologia poética com mais de 50 autores no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

Por Tânia Ribeiro Roxo

O projeto Literatura na Varanda e a editora Armazém de Quinquilharias e Utopias firmaram uma parceria e lançam neste sábado, o Poezine. A publicação independente vem no formato de um fanzine e reúne mais de 50 autores de Niterói, Rio de Janeiro e Portugal.

A antologia visa difundir a poesia de novos autores, valorizando e incentivando assim a produção literária através de uma publicação diferenciada. Entre os autores mirins, Theo Viana da Silva Diniz, de 13 anos; e Rebeca Carvalho, com apenas 9 anos de idade, estão no fanzine. O incentivo veio de suas mães, que também escrevem e estão participando.

“É muito orgulho para mim. Ele gosta. Na verdade, é a sensibilidade dele que tem me levado ao encontro da poesia”, comenta a poeta Andreia Diniz, mãe do Theo. Ligia Helena Pinheiro Mendonça, mãe da Rebeca, não tem palavras para descrever tamanha benção. “A leitura e a arte são caminhos que a levaram longe. Conhecimento é o único bem que ninguém pode nos roubar. Ele pode apenas ser compartilhado. Vamos compartilhar poesias e encher as pessoas de amor”, declara.

“O bom do Poezine é que ele põe a gente na roda e chama pra poezinar”, brinca a escritora e professora Anabelle Loivos Considera. Segundo a atriz e poeta Suzana Savedra, a inciativa é importante para a manutenção de um meio de comunicação clássico e alternativo.

Para a escritora e jornalista Janne Duarte, esta é a oportunidade de compartilhar poesia, além de conhecer outros poetas e fazer novas amizades. Já na opinião da escritora e psicóloga Norma Emiliano, a publicação é mais uma fonte de expressão que nos conecta com a roda da poesia. De acordo com o poeta visual Tchello d’Barros, o Poezine viabiliza um elo eloquente com o leitorado de poesia contemporânea.

“Participar do Poezine é uma forma de nos conectarmos uns com os outros através da poesia. Entre poetas, dialogamos expressando a diversidade de nossas vozes poéticas. Com o público, ao trazermos à tona temas e questões sensíveis, expomos dores e alegrias que estabelecem a ponte entre o pensar e o sentir em humanidade – o que nos conecta a todos”, comenta a escritora carioca Carmen Belmont.

“Enquanto estiver em movimento e quanto mais se movimentar, das mais variadas formas e suportes, mais a poesia se mostra e cumpre seu papel de comunicar e fazer sentir a arte, mais pessoas ela une, mais sentimentos ela provoca”, ressalta a poeta Daniela Lopes.

Escritor e produtor cultural, Paulo de Carvalho está à frente da editora Armazém de Quinquilharias e Utopias, que publica bimestralmente o fanzine coletivo Alfarrábios.

No lançamento a banda Almas da Rua que tem influências de Groove, Hip Hop e Samba fará uma apresentação acústica no terraço do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno.

Serviço:
Data: 17/11 – sábado
Horário: das 10h às 12h
Local: terraço do CCPCM (Centro Cultural Paschoal Carlos Magno), no Campo de São Bento.
Endereço: Rua Lopes Trovão s/nº – Icaraí – Niterói.
Entrada franca

.

.

Deixe um comentário