Culturagazetanit

Hypocrisis entra em cartaz no Solar do Jambeiro

Nas quartas-feiras, 07, 14 e 21 de novembro, sempre às 20h, o Solar do Jambeiro recebe a Oficina Social de Teatro com seu espetáculo autoral e coletivo, Hypocrisis, que fala dos atores, profetas e loucos que residem em cada um de nós. O espetáculo procura refletir sobre o próprio ato de fazer teatro, uma vez, que, na raiz da palavra hipócrita está a origem da palavra ator. A classificação indicativa é de 14 anos e os ingressos custam R$20 (inteira).

Aos primeiros encontros do grupo para elaboração do trabalho, as questões da hipocrisia e da servidão moderna, surgiram como temas motivadores para a construção de um trabalho voltado para a linguagem do teatro físico. Hypocrisis não versa sobre a mentira, mas tenta cavar certa verdade essencial que está presente na possibilidade da troca e do encontro, que são inerentes ao fazer teatral, centrado na controversa figura do ator/atriz.

Interessa ao grupo essa leitura ampla do termo, enxergando também a figura do hipócrita existente nas estruturas de poder que regem a sociedade e normatizam as formas de ser e pensar dos indivíduos. O acontecimento teatral, centrado no corpo-mente-espirito do ator, viria na contra corrente dessa leitura, trazendo o hypocrités (ator, em grego) como um símbolo de reconexão com nossos desejos e sonhos, com nossas possibilidades de ser e de transformar o mundo ao nosso redor.

A proposta de se utilizar de o mínimo de palavras possível, não exclui o uso da mesma. A ação não se centra sobre ela, mas sim sobre o corpo hipócrita dos atuantes, que construíram cada quadro do trabalho num processo de criação coletiva. Em Hypocrisis, não os vemos representar personagens, mas sim, eles mesmos. Entendendo que toda obra de arte é uma tentativa de comunicação entre o artista e seu público, a peça insiste em falar sob meios diversos, tratando de questões polêmicas que estão presentes ontem e hoje em nosso cotidiano, desejando trazer o próprio ator criador como elemento de transformação social, política e filosófica.

.

.

Deixe um comentário