gazetanitLocalSaúde

Câmara monta banco para doadores de medula 

Dando prosseguimento ao Agosto Laranja, o mês dedicado a campanha de incentivo a doação de medula óssea, a Câmara de Vereadores de Niterói, instala, nesta sexta-feira (24), um Banco de Cadastramento de Voluntários de Doadores de Medula. Das 8 às 15 horas, técnicos do Laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), estarão no hall de entrada da Casa. O Agosto Laranja é uma parceria entre o Poder Legislativo Municipal e a Associação Davida Casa do Bom Samaritano, presidida por Ana Cristina Figueroa.

“Qualquer pessoa com mais de 18 e menos de 55 anos de idade pode se cadastrar como doadora de medula óssea. O procedimento é simples e rápido. Seu sangue vai para um banco de dados e fica em compasso de espera. Uma em cada cem mil amostras será compatível para salvar uma vida”, explica Cristina.

Encerrando a programação, na sexta, dia 28, às 15 horas, o Espaço Cinema exibe o filme “Uma prova de amor”. A entrada é franca, com 50 senhas sendo distribuídas antes do início da sessão. O filme será exibido no Auditório Cláudio Moacyr, que fica no segundo andar do prédio.

O Agosto Laranja foi aberto oficialmente durante sessão solene que promoveu encontro emocionante entre um doador do Ceará, de 45 anos, e um rapaz, de 15 anos, do Rio, que recebeu sua medula. A jornalista esportiva da TV Globo, Carol Barcelos, foi eleita a madrinha do mês por conta de seu envolvimento com a causa. Na última sexta, a Clínica de Hemoterapia de Niterói promoveu o cadastramento para incentivar a doação de sangue.

“Uma prova de amor”

O longa-metragem que será exibido no Espaço Cinema é dirigido por Nick Cassavetes. Com Cameron Diaz, Abigail Breslin, Jason Patric, Sofia Vassilieva e Alec Baldwin no elenco, o drama conta a história de Sara (Cameron) e Brian Fitzgerald (Jason) informados que Kate (Sofia), sua filha, tem leucemia e possui poucos anos de vida.

O médico sugere aos pais que tentem um procedimento médico ortodoxo, gerando um filho de proveta que seja um doador compatível com Kate. Disposto a tudo para salvar a filha, eles aceitam a proposta. Assim nasce Anna (Abigail), que logo ao nascer doa sangue de seu cordão umbilical para a irmã.

Anos depois, os médicos decidem fazer um transplante de medula de Anna para Kate. Ao atingir 11 anos, Anna precisa doar um rim para a irmã. Cansada dos procedimentos médicos aos quais é submetida, ela decide enfrentar os pais e lutar na justiça por emancipação médica, de forma a que tenha direito a decidir o que fazer com seu corpo. Para defendê-la ela contrata Campbell Alexander (Baldwin), um advogado que cuidará de seus interesses. O filme será exibido no Auditório Cláudio Moacyr da Câmara, no segundo andar. A entrada é franca e 50 senhas serão distribuídas meia hora antes do início da sessão.

.

.

Deixe um comentário