Local

Novo edital das barcas deverá incluir novas linhas para o Rio

A Secretaria Estadual de Transportes lançará, nas próximas semanas, o edital de concessão das barcas. A promessa é que a mudança na concessionária que opera o modal garanta novos investimentos para o setor, incluindo novas linhas aquaviárias. A expansão do transporte ligando municípios da Região Metropolitana à capital é uma reivindicação antiga da população e que vai ao encontro de uma proposta apresentada pelo deputado Milton Rangel (DEM), e aprovava por unanimidade na Assembleia Legislativa (Alerj), que prevê a criação de uma linha de barcas saindo de Magé até o Centro do Rio.

A implementação de novas estações, porém, só ocorrerá depois que a nova concessionária estudar a viabilidade dos trajetos. A ideia é que sejam criadas linhas que ligariam Duque de Caxias e São Gonçalo ao terminal da Praça XV, na capital. As mudanças na concessão do transporte aquaviário deverá beneficiar passageiros de Magé e municípios vizinhos, como Petrópolis, Teresópolis, Duque de Caxias e Guapimirim. “É um transporte viável, de interesse da iniciativa privada, e que vai ajudar a melhorar a mobilidade urbana na Região Metropolitana, dando mais qualidade de vida para os milhares de trabalhadores que precisam se deslocar até o Centro do Rio”, defende Milton Rangel.

O deputado é o autor de uma indicação legislativa que aponta 14 novas ligações hidroviárias em bairros do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Duque de Caxias. Segundo estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), a medida representará uma redução de 84 km na extensão dos congestionamentos diários nas principais vias de acesso ao Rio e uma diminuição de R$ 11 bilhões nos custos anuais causado pelo tempo perdido no trânsito, em especial durante a distribuição de cargas e pela perda da produtividade dos trabalhadores. “O transporte aquaviário é feito no mundo todo, com pequenos investimentos e excelente qualidade no serviço”, afirma.

O sistema de barcas do Rio de Janeiro é a 4ª maior operação aquaviária do mundo e transporta atualmente mais de 70 mil passageiros por dia. O edital para escolha da nova concessionária, inclusive empresas estrangeiras, tem previsão de ser lançado entre o final de outubro e o início de novembro.

.

.

Deixe um comentário