Local

Campeãs do carnaval homenageadas na Câmara de Niterói

Escolas e blocos que fizeram a diferença nos desfiles de Niterói e do Rio de Janeiro foram homenageadas pela Câmara de Vereadores na noite de segunda-feira (05). Durante sessão solene, presidida pelo vereador Anderson Pipico (PT), representantes da Unidos do Viradouro e da Paraíso do Tuiuti foram agraciados com moções e troféus. A rainha da bateria da Viradouro, Raissa Machado, recebeu, ainda, o Título de Cidadã Niteroiense. Autoridades envolvidas com a organização do carnaval prestigiaram a noite. O senador Lindberg Farias (PT-RJ) esteve no plenário antes da abertura dos trabalhos para parabenizar os homenageados.

Na avaliação do presidente da Niterói Esporte, Lazer e Turismo (Neltur), José Guilherme Azevedo, o município “fez um caminho inverso ao da Capital, escolas e blocos tiveram todo apoio da Prefeitura para fazer um dos mais belos carnavais”, ressaltou. O presidente da Casa, vereador Paulo Bagueira (SDD), fez uma lembrança a presença de Pedro Maciel nas galerias. Foi ao tempo em que ele presidia a Neltur, no governo Godofredo Pinto, que os desfiles das escolas de samba, que não eram realizados há anos, retornaram à Rua da Conceição.

“Hoje são 28 agremiações. Nossa batalha agora é para que a festa seja realizada na Avenida Amaral Peixoto e para que a subvenção dada pela Prefeitura seja liberada com mais antecedência”, disse Bagueira. O vereador que, ao lado de Pipico e João Gustavo, tem forte atuação no carnaval, colocou sua posição contrária a mais uma quebra de regimento para que nenhuma escola do Grupo Especial fosse rebaixada ao Grupo de Acesso. “Quem for rebaixada em 2019 vai se sentir no direito de não cair”, destacou.

Renato Thor, presidente da Paraíso do Tuiuti, ao receber a Medalha Zumbi dos Palmares, pediu para que as escolas de Niterói “não deixem de acreditar em seus sonhos. Toda escola dita pequena pode crescer e mudar sua história. Não somos escravos de nenhum senhor”, disse Thor, numa referência ao enredo que deu a Tuiuti o histórico segundo lugar no Grupo Especial.

Marcelo Kalil Petrus, presidente de honra da Viradouro, lembrou a trajetória da escola nos últimos anos. “Em 2016 estávamos mais perto da Intendente Magalhães do que qualquer outra, mas demos a volta por cima, conseguindo o 3º lugar. Em 2017 ficamos em 2º e, agora, fomos campeões do Grupo de Acesso e retornamos à elite do carnaval. Subimos não apenas para permanecer, mas para disputar e vencer. Agradecemos o apoio e a dedicação de todos e, em especial, a parceria do prefeito Rodrigo Neves”, disse Kalil.

A maranhense Raissa Machado recebeu a Medalha Leila Diniz, o Diploma Vereador Carlos Magaldi de amiga do samba e o Título de Cidadã Niteroiense, por indicação do vereador Emanuel Rocha (SDD). Outros homenageados da noite foram as escolas de Niterói “Alegria da Zona Norte” (campeã do grupo A), “Império de Araribóia”, “Sabiá”, “Experimenta da Ilha da Conceição” (campeã do grupo B), “União da Engenhoca” (no grupo C) e “Bafo do Tigre”. Os blocos carnavalescos “Vem que não é mandado”, “Mancando de ré”, “Banda de Piratininga”, “Dominó” e “Sapo Loko” receberam moções. A União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (UESBCN) e a Liga das Escolas de Samba de Niterói (LIESNIT) receberam moções pela organização do evento.

Rogério Belisário, presidente da Acadêmicos do Cubango, recebeu moção de congratulação e aplausos. Também participaram da sessão solene, além dos já citados, os vereadores João Gustavo (PHS) e Paulo Eduardo Gomes (PSOL).

.

.

Deixe um comentário