BarraganColuna

Prof. Barragan | Riqueza ou liberdade?

Lava-jato é um estabelecimento que faz a limpeza de veículos, mas isso hoje já não é mais importante. Atualmente, no Brasil, quando se fala em lava-jato a população pensa logo na Operação Lava Jato, compreendida pelo conjunto de investigações em andamento pela Polícia Federal brasileira, que já cumpriu mais de 1.000 mandados de busca e apreensão, de prisão temporária, de prisão preventiva e de condução coercitiva, visando apurar um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou bilhões de reais em propina no país. A operação teve início em 17 de março de 2014 e conta com 50 fases operacionais, cuja ordem de autorização veio de… Curitiba! Eis a querida Curitiba se destacando no cenário, mas dessa vez como a destemida cidade da Operação Lava-jato e não pelas políticas públicas de relevo que desenvolveu.

Quem ainda não conheceu a cidade de Curitiba, merece a oportunidade de visitá-la, mas de preferência sem a escolta da Polícia Federal. Curitiba é a capital do estado do Paraná, localizada a 934 metros de altitude no primeiro planalto paranaense e distante 1.386 km a sul de Brasília, capital do país. Hoje é uma cidade tão distante e tão próxima, ao mesmo tempo, da capital brasileira que abrigava alguns dos personagens de relevância da operação policial deflagrada. Com aproximadamente 2 milhões de habitantes, Curitiba é o município mais populoso do Paraná e da região Sul, além de ser o 8º mais populoso do país, conforme estimativa populacional calculada pelo IBGE para 2017.

Mas o que isso tem que ver conosco? Simples. Você também lava o seu carro regularmente? Então, o lava-jato está em nossas vidas, mas é claro que aquele é o único lava-jato que conhecemos e usufruímos, pois, você não é milionário por ganhar um falso ganha-pão chamado “propina”. O seu dinheiro vem com o carimbo de salário, vencimento, soldo, dividendos, aluguel, etc., sem a marca ‘propinática’ de outros, de maneira que você acaba por ter um acesso financeiro moderado a bens de consumo e de capital, mas que são capazes de lhe garantir uma noite tranquila de sono em um quarto com janela e sem grades. Afinal, o que vale mais para você: a riqueza ou a liberdade?

Há quem diga que, no Brasil, o crime compensa. Sustentam que a pessoa ficará presa durante o tempo de condenação e, depois de solta, vai usufruir do dinheiro que desviou e que está escondido em algum lugar no mundo (talvez, em poucos anos, eles colocarão o dinheiro fora do planeta, como forma de fugir do rastreamento e da quebra de sigilo bancário). Contudo, o crime parece compensar, a menos que você entenda que a riqueza tem mais valia que a sua própria liberdade. Porém, não creio que você pense assim. Nem Sérgio Cabral, neste exato momento, está pensando assim. Como réu na 23ª ação judicial, o ex-Governador pena todas as noites em uma cela afastada de seu belo e (talvez) recatado lar no Leblon. Nessa hora, será que ele trocaria a sua riqueza por sua liberdade, ou preferiria permanecer por mais alguns anos encarcerado para, anos depois, usufruir – se é que será possível – de algum dinheiro que permaneça escondido de todos? Eu acredito que optaria por estar livre, pois, a nossa liberdade é inestimável!

Então, se você pensa que o crime compensa, está na hora de reavaliar seus princípios e valores e reprogramar a sua mentalidade para entender que nada vale mais do que a sua liberdade, mais do que poder passar bons e animados momentos ao lado das pessoas que você gosta, em troca de ter que ficar preso em uma cela com pessoas não quistas e que não estão nem um pouco preocupadas com você. Por isso, é preciso se manter firme em seu propósito de retidão, no caminho da reconstrução dos valores morais e éticos, de forma a seguir apenas como turista quando for à Curitiba e como cliente do lava-jato da esquina que lava, aspira e passa cera em seu carro.

Que, para você, Curitiba seja apenas uma cidade e o lava-jato seja o lugar em que limpam o seu veículo! E viva a Cidadania!

Professor Barragan é professor universitário de Direito e Contabilidade, Advogado, Contador, Empreendedor, Mestre em Direito Econômico e Desenvolvimento e Pós-graduado em Direito Público. Instagram: @professorbarragan. Facebook: Professor Barragan.

.

.

Deixe um comentário