Culturagazetanit

As manifestações de 2013 em debate no Cine Nikiti

Cineclube do Solar do Jambeiro, o Cine Nikiti apresenta nesta quarta-feita, 15 de agosto, às 19h, o filme “Operações de Garantia da Lei e da Ordem” (2018), de Julia Murat e Miguel Antunes Ramos, filmado durante as manifestações de junho de 2013, principalmente no Rio de Janeiro. O longa retrata a repressão e a criminalização dos militantes enquanto debate o papel da mídia no contexto de ebulição política do momento. A entrada é franca, a classificação indicativa 14 anos e após a exibição haverá bate-papo.

As manifestações que ocorreram no Brasil entre junho de 2013 e julho de 2014 ganham nova leitura, quando a abordagem tradicionalista dos grandes meios de comunicação e a cobertura alternativa das mídias independentes são comparadas e exploradas, evidenciando as suas diferenças e a posição do observador e do observado em cada uma delas.

A intenção é realizar um “filme de edição”, um projeto de apropriação de materiais. Sem captar imagens próprias para o documentário, os cineastas reúnem amplo número de vídeos extraídos dos arquivos da televisão e da Internet. A distinção entre eles é evidente: enquanto as grandes corporações buscam desqualificar os movimentos sociais e apoiar a brutalidade policial, os jornalistas independentes denunciam a manipulação das corporações, a violação de direitos humanos e a falsificação de provas por parte da polícia para servir de álibi às forças do governo.

Visto que o Brasil atravessa um dos momentos políticos mais complicados de sua história, é muito bem-vindo no cinema nacional um projeto buscando dissecar o peso e o papel da mídia no debate democrático do país.

Ficha Técnica

Direção e roteiro: Julia Murat e Miguel Ramos
Fotografia: Soledad Rodrigues
Montagem: Nina Kopko

Serviço

Cine Nikiti: Operações de garantia da lei e da ordem
Data: 15 de agosto, quarta-feira
Horário: 19h
Classificação indicativa: 14 anos

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, Boa Viagem, Niterói
ENTRADA FRANCA

.

.

Deixe um comentário