EducaçãogazetanitLocal

Obras em Cieps municipalizados começam em agosto

Unidades no Cantagalo e no Fonseca receberão projeto Espaço Nova Geração

Mais de 1.200 crianças e jovens do Cantagalo e do Fonseca terão acesso gratuito a atividades e projetos de formação técnica, cultura, educação, esporte e lazer. São os Espaços Nova Geração que serão implantados pela Prefeitura de Niterói em dois Cieps que estavam abandonados, foram municipalizados e serão reformados a partir de agosto. A previsão é de que as obras sejam concluídas no primeiro semestre de 2019.

Os Espaços Nova Geração serão clubes-escola para crianças e jovens que, no contraturno escolar, poderão praticar esportes, realizar cursos de capacitação profissional, de idiomas e desenvolver projetos culturais. O objetivo é promover o desenvolvimento de crianças e jovens oferecendo oportunidades que abram horizontes e novas perspectivas para o futuro.

Os Espaços Nova Geração pretendem impactar diretamente cerca de 400 pessoas no Cantagalo e 800 no Fonseca, abrangendo crianças e jovens com idades entre 6 e 29 anos.

Entre as atividades que serão oferecidas estão: basquete, futebol, lutas, dança; literatura, música, dança, cinema, teatro e artes visuais, escrita criativa, curso de idiomas, pré-vestibular, reforço escolar, educação financeira, empreendedorismo, informática, oficinas de culinária, horta comunitária e jardinagem.

Visando garantir o pleno desenvolvimento dos participantes, os Espaços Nova Geração incluirão na metodologia de trabalho o encontro com as famílias, atendimento psicossocial, banco de empregos e acompanhamento para ingresso no mercado de trabalho. A Prefeitura está em fase final de contratação de uma Organização da Sociedade Civil para a gestão dos Espaços.

“Estes espaços serão fundamentais para oferecer oportunidades de encontro e lazer à vizinhança, estreitando as ligações entre os moradores e o bairro onde vivem. Sua função vai além de servir como uma escola de capacitação profissional ou de esportes. Pretendemos que sejam espaços de referência nos bairros que aproveitem as vocações locais para promover a saúde e o bem-estar das comunidades envolvidas”, enfatiza a secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Giovanna Victer, responsável pela concepção do projeto.

O Ciep do Fonseca receberá um investimento de R$ 6,8 milhões e o do Cantagalo, R$ 8,2 milhões. O secretário municipal de Obras, Vicente Temperini, explica que os dois prédios receberão uma reforma geral, mas as características originais serão mantidas.

“O projeto das reformas inclui a substituição das instalações de gás, de incêndio, de esgoto sanitário e águas pluviais, hidráulica, elétrica e do sistema de ar condicionado. Os revestimentos em argamassa de cimento e azulejos, tijolos danificados, divisórias dos sanitários, cobertura das telhas, forros, impermeabilizações de toda a edificação serão trocados, assim como os sanitários, portas e janelas, e os aparelhos de iluminação. Um novo tratamento paisagístico nas áreas públicas também será realizado”, explica.

.

.

Deixe um comentário