gazetanitLocalObras

Pacote de obras da Rua Teixeira de Freitas será concluído no segundo semestre

Condomínio Poço Largo, em Ititioca, fica pronto em agosto

As obras de urbanização da Rua Teixeira de Freitas, no Fonseca, serão concluídas no segundo semestre deste ano. Na manhã desta terça-feira (2/7), o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, esteve no local acompanhando o trabalho das equipes que atuam na cobertura do canal que existe na via e na construção de uma quadra poliesportiva. À tarde, Neves visitou a obra do Condomínio Poço Largo, no bairro da Ititioca, que será entregue em agosto. São 280 apartamentos destinados a famílias que perderam seus imóveis em calamidades públicas em Niterói.

Atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores, a Prefeitura de Niterói está realizando um pacote de intervenções na Rua Teixeira de Freitas. A via está recebendo a cobertura do canal, com a criação de um boulevard que terá brinquedos e academia da terceira idade, como o que foi inaugurado na Engenhoca, em novembro do ano passado. Também estão sendo construídas uma quadra poliesportiva e uma sede administrativa. A quadra vai ocupar uma área próxima a UMEI Regina Leite Garcia, será coberta e contará com vestiários. O investimento para estes projetos é de aproximadamente R$ 2,3 milhões.

O prefeito Rodrigo Neves enfatizou que desde 2013, quando assumiu a gestão municipal, a Zona Norte já recebeu investimentos de mais de R$ 25 milhões. “Durante muitos anos, essa região ficou esquecida. Desde que assumi a Prefeitura, reabrimos a emergência do Getulinho, revitalizamos o Horto do Fonseca, fizemos a clínica da família que hoje atende com uma equipe multidisciplinar, além da pavimentação de vias. Estas obras agora representam mais um passo nesse importante processo. Isso mostra a nossa visão integrada para todas as regiões da cidade, buscando melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

Moradora da Rua Teixeira de Freitas há 34 anos, Roleyne Viguera, comemorava a realização das obras de revitalização do canal. “Cresci brincando aqui nesta rua. Este valão sempre foi um problema, um transtorno para os moradores. Estou muito feliz porque agora meu filho, que acabou de nascer, terá um espaço novo e seguro para aproveitar a infância”, disse entusiasmada.

O presidente da Associação de Moradores da Teixeira de Freitas, Marcio Vianna, ressaltou que o pacote de obras é mais uma importante conquista para a região. “Estas melhorias contribuem para aumentar cada vez mais a autoestima e qualidade de vida dos moradores. Esta região está renascendo”, contou.

Habitação – Em agosto, a Prefeitura de Niterói entrega mais um empreendimento do programa Morar Melhor, da Secretaria Municipal de Habitação. O Condomínio Poço Largo, construído no bairro da Ititioca, contará com 280 apartamentos. Os futuros moradores foram convocados por uma publicação no Diário Oficial do Município no dia 15 de maio a apresentar documentação. Todos os convocados figuram em um cadastro da prefeitura iniciado logo após a tragédia do Bumba, em 2010. Muitos tiveram os imóveis onde viviam danificados ou totalmente destruídos pela força das águas da chuva ou por deslizamentos.

As famílias que ocuparão o empreendimento não pagarão pelos imóveis. Elas receberão gratuitamente os apartamentos como forma de compensação pela perda dos imóveis que possuíam em áreas consideradas de risco na cidade. O programa Morar Melhor conta com recursos da Caixa Econômica Federal, através do programa Minha Casa, Minha Vida.

O prefeito Rodrigo Neves lembrou que a atual gestão municipal está fazendo o maior investimento da história da cidade em habitação popular. Nos últimos três anos a prefeitura contratou mais de três mil unidades, sendo que 1.550 já foram entregues e 4.200 estão em processo de negociação.

“Este é um importante projeto para a região. Com este empreendimento, trazemos moradia digna para as famílias, mais qualidade de vida e infraestrutura para esta área, que também receberá melhorias em seu entorno. No segundo semestre, vamos entregar mais 200 unidades habitacionais no Fonseca e, em 2019, 540 em Pendotiba. Estamos trabalhando no combate da ocupação de áreas verdes e encostas, além de um forte investimento junto à Defesa Civil no que diz respeito ao trabalho de prevenção”, frisou Neves.

O superintendente da Caixa Econômica Federal, Felipe Foureaux, explicou que são cinco prédios de cinco pavimentos. O empreendimento terá área de lazer, churrasqueira, salão de reuniões e quadra poliesportiva. Cada imóvel tem sala, cozinha, banheiro, área de serviço e dois quartos. “Estamos acompanhando a obra que segue com o seu cronograma em dia. Este é mais um projeto que ajuda a reduzir o déficit de moradia popular”, finalizou.

.

.

Deixe um comentário