CulturagazetanitLocal

Movimento Escritores ao Ar Livro comemora dez anos com festa

Tânia Ribeiro Roxo

Um encontro semanal sempre aos domingos pela manhã. O cenário é a praça, local público que está sempre aberto a todos. Assim acontece desde 22 de junho de 2008 o Movimento Escritores ao Ar Livro, organizado pelo escritor Paulo Roberto Cecchetti. E neste domingo (24), o quiosque da Praça Getúlio Vargas, em Icaraí, vai reunir escritores, artistas plásticos, fotógrafos, chargistas e amigos da cultura niteroiense para comemorar os dez anos do movimento, a partir das 10 horas. O evento tem entrada franca.

Poeta, haicaísta, publicitário, curador, membro da Academia Niteroiense de Letras (ANL), do Cenáculo Fluminense de História e Letras (CFHL), da Associação Niteroiense de Escritores (ANE) e colunista do jornal DIZ, Cecchetti já publicou 25 livros.

O movimento já incentivou muitos escritores a lançarem suas obras. Segundo o idealizador do projeto, pelo menos cinco livros são lançados por ano. São autores da cidade que fazem questão de promover as suas obras no ponto de encontro que se tornou conhecido no meio literário.

De acordo com Cecchetti, no movimento Escritores ao Ar Livro – que é uma iniciativa independente – todos têm voz ativa. Datas comemorativas, como Dia da Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Natal e Ano Novo são sempre motivo de celebração pelos membros do grupo.

Entre as maiores dificuldades para realizar o encontro aos domingos na praça está o abandono do local. Segundo o Cecchetti, os moradores de rua fazem da Praça Getúlio Vargas um albergue. “Não há nenhuma política pública para solucionar esse problema”, desabafa.

Segundo Cecchetti, todos que frequentam o movimento cultural são importantes. “São dez anos de convivência. O saudoso escritor Luís Antônio Pimentel, Sávio Soares de Sousa, Márcia Pessanha, Robert Preis e Gilda Freitas representam o movimento. Começamos com cinco escritores e, hoje, somos mais de cinquenta”, comenta.

A Praça Getúlio Vargas fica entre a Rua Miguel de Frias e a Praia de Icaraí, em frente à reitoria da UFF.

.

.

Deixe um comentário