EducaçãogazetanitGeral

Instituto JCA abre inscrições para o Fortalecendo Trajetórias

O Fortalecendo Trajetórias, programa do Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA), recebe inscrições até 29 de junho. Podem participar do processo seletivo adolescentes de 13 a 15 anos moradores de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí que estejam cursando o 9º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino. O objetivo é fortalecer a trajetória escolar dos bons alunos de baixa renda, oriundos da rede pública de ensino, através do acompanhamento do ensino aprendizagem desde a entrada no Ensino Médio nas escolas públicas e particulares de qualidade, até o ensino superior. As inscrições são gratuitas.

A primeira fase do programa é o reforço escolar. Nesta etapa, alunos participam de um curso preparatório de língua portuguesa e matemática com 140h de duração com foco nos exames das principais escolas públicas de excelência. Além dos conteúdos, os alunos que recebem apoio para se inscrever nos processos seletivos de escolas públicas de qualidade, tais como Colégio Pedro II e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

A segunda fase do programa compreende o Acompanhamento no Ensino Médio. Nesta etapa, os adolescentes selecionados são contemplados com benefícios que incluem orientação e mentoria educacional, assistência estudantil, materiais didáticos e atividades extracurriculares. O foco desta fase é investir no desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional do aluno visando sua inserção na universidade.

O curso preparatório do Fortalecendo Trajetórias faz parte do #TamoJunto 9º ano, movimento que tem como propósito articular ações em conjunto com foco em ampliar oportunidades educacionais de adolescentes em fase de transição para o ensino médio. A iniciativa, apartidária e em prol da educação, reúne o poder público, organizações sociais e privadas de São Gonçalo e Niterói.

O primeiro passo para participar do processo seletivo é ler o edital, disponível no site do IJCA (www.ijca.org.br) e nas redes sociais do instituto. Os adolescentes que estiverem dentro dos critérios devem imprimir a ficha de inscrição e entregar, juntamente com os demais documentos solicitados, na sede do instituto até 29 de junho. É obrigatório que o adolescente faça a sua inscrição acompanhado do responsável legal.

O Fortalecendo Trajetórias iniciou em 2005, com o objetivo de apoiar bons alunos de baixa renda a acessar o ensino superior. No total, já receberam investimento educacional do programa mais de 400 alunos de 44 escolas públicas de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo. Deste total, mais de 90 jovens já são universitários em cursos de diversas áreas, como engenharias, física, biomedicina, ciências biológicas, serviço social e direito.

SERVIÇO
Programa Fortalecendo Trajetórias
Inscrições gratuitas para processo seletivo até 29 de junho

Informações: www.ijca.org.br
Facebook: www.facebook.com/ijca
E-mail: comunicacao@ijca.org.br
Telefones: (21) 2627-7200 e 2627-7576

.

.

Deixe um comentário