gazetanitLocal

Exposição “Gêmeos da Photographia” é aberta na Câmara de Niterói

Foi aberta na noite da última segunda-feira (11 de junho), no Salão Nobre da Câmara de Niterói, a exposição “Gêmeos da Photographia”, que retrata também, trigêmeos e quadrigêmeos. Ao todo estão expostas 41 fotos da jornalista e fotógrafa Nilbe Figueiredo, resultado de um ano de trabalho clicando gêmeos idênticos ou não. A visitação pública vai até 27 de julho, a entrada é franca e pode ser vista entre 11 e 17 horas.

Aberta pelo presidente da Casa, vereador Paulo Bagueira, contou com a presença dos gêmeos clicados pela fotógrafa, seus familiares e convidados. “É uma satisfação muito grande abrir as dependências da Câmara para um trabalho com tanta sensibilidade. Fico emocionado, não só pela beleza das fotografias, mas também pelo fato de que minha mãe é gêmea com minha tia. A relação entre irmãos com essa característica é diferenciada, há uma cumplicidade maior. A nossa intenção é buscar gêmeos pelas redes sociais e promover um grande encontro aqui na Câmara”, disse Bagueira.

Nilbe Figueiredo é aluna do Atelier da Imagem, na Urca, e graduada em fotografia pela Universidade Estácio de Sá. Com 27 anos atuando como jornalista, também trabalha com produção de ensaios fotográficos. Em sua biografia se destaca a produção do livro chamado“Projeto Gêmeos de Photographia”, que será lançado aqui no Legislativo em breve. Atualmente ela fotografa bailarinas em preto e branco para um segundo livro.

“Existem muitos profissionais excelentes no mercado, mas fazendo a mesma coisa. Eu procurava algo novo, diferente. Uma coisa que eu pudesse produzir, dirigir e fotografar ao mesmo tempo. A vontade de fotografar gêmeos, trigêmeos e quadrigêmeos, registrando suas histórias de vida em um livro, nasceu de repente, numa manhã. Passei a postar parte dos ensaios nas redes sociais e, para minha surpresa, aconteceu uma avalanche de curtidas e compartilhamentos”, contou Nilbe.

Apaixonada pela fotografia, tem planos de produzir alguns ensaios na Europa, especialmente em Paris e na Itália. “Além de fotografar eu conto um pouco da história deles, a cumplicidade existente entre cada um. É preciso paixão por tudo que fazemos, em fotografia não é diferente. Se o olho que está atrás da lente, não estiver em sintonia com a alma, de nada adianta a graduação, a pós ou toda experiência adquirida”, ressalta a autora.

.

.

Deixe um comentário