Geral

Alerj aprova criação do Polo Cervejeiro de Nova Friburgo

A ALERJ aprovou no dia 24 em segunda discussão, o Projeto de Lei (PL) 3308/2017, que cria o Polo Cervejeiro Artesanal da região de Nova Friburgo e estabelece a Festa Anual da Cerveja Artesanal do Estado do Rio de Janeiro. A cidade teve sua primeira fábrica produtora de cerveja há mais de 150 anos, quando em 1861, o alemão Pedro Gerhardt solicitou à Câmara Municipal autorização para iniciar sua produção. “A região possui diversas fábricas, incluindo as artesanais, consolidando-se como berço da nova geração de produtores das cervejas de alta qualidade. Conta, hoje, com aproximadamente 25 marcas, sendo que, dessas, 16 encontram-se operando regularmente, estando as restantes em fase de implantação”, salienta o deputado Waldeck Carneiro, um dos autores do PL.

Nova Friburgo tem ainda a Lei Municipal nº 4.409, de agosto de 2015, que dispõe sobre a criação de incentivos às microcervejarias artesanais. Somente fábricas com a produção anual não superior a três mil litros de cerveja ou chopp enquadram-se na referida lei. “Com a nova lei estadual, há expectativa de que novas empresas cervejeiras se instalem no município gerando tecnologia, renda e emprego. Não resta dúvidas que o momento é de unir forças e estabelecer na região o Polo Produtor de Cerveja Artesanal, que fomentaria o turismo na região durante todo o ano, mas principalmente desenvolveria a economia interna com produtos de altíssima qualidade”, afirma Waldeck.

Os 12 municípios incluídos na região possuem uma população em torno de 370 mil habitantes. Todos possuem benefícios com a produção de cerveja artesanal, que movimenta diversos setores da economia, tais como hoteleiro, comércio, gastronômico e industrial. Este recorte regional coincide com a região chamada de “Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios”. “Considerando que os produtos elaborados em uma região podem sofrer a influência das condições hidrográficas, geológicas e climáticas, além da biodiversidade local, as condições ambientais exclusivas desta região, em conjunto com a cultura local, a capacidade técnica e a criatividade dos produtores ali instalados, tornam as cervejas do Polo Cervejeiro Artesanal da Região de Nova Friburgo produtos únicos, que proporcionam uma experiência de consumo diferenciada”, finaliza o parlamentar.

O Governo do Estado tem 15 dias para aprovar o PL 3308/2017.

.

.

Deixe um comentário