CulturaLocal

Solar do Jambeiro recebe a harpista Vanja Ferreira

Na despedida do Verão, o Solar do Jambeiro recebe no sábado, dia 10 a harpista Vanja Ferreira, no projeto Quatro Estações, que homenageia as estações do ano. No Salão Principal do Solar, Vanja apresenta, às 17h, um repertório que vai homenagear também o Dia Internacional da Mulher. A entrada é franca e a classificação etária é livre.

A carioca Vanja Ferreira é uma das mais atuantes harpistas do Brasil. Selecionada no programa Rumos Música Itaú Cultural 2010/2012, Vanja vem expandindo seu trabalho pelo Brasil, Américas e Europa. Harpista Solista da Orquestra Sinfônica Nacional, dedica-se igualmente à musica de câmara e a recitais solo. Sua sensibilidade e musicalidade lhe proporcionam convites de maestros e diretores artísticos para se apresentar em diversas cidades brasileiras. A harpista também é Mestre em Música pela UNIRIO, pesquisadora, conferencista e sua atuação como professora estende-se do Rio de Janeiro à Vitória, Salvador, São Paulo e Jaraguá do Sul – SC.

Dedicando especial atenção à necessidade de expansão da harpa no Brasil, desde 2002 é incentivadora dos luthiers Joaquim Pinheiro e Jorge Vieira na fabricação de harpas célticas. Como parte deste processo de expansão da harpao instrumento, em 2005, organizou a mostra especial “Maio das Harpas”, no Rio de Janeiro e, em 2006, foi organizadora e coordenadora artística do I Festival Internacional de Harpas do Rio de Janeiro, o Rio Harp Fest, ambos realizados pelo projeto “Música no Museu”. Organizou e coordenou, em 2009, o I Encontro Nacional de Harpistas, realizado pelo Festival de Música de Santa Catarina – FEMUSC. Desde 2010, é coordenadora da Conferência Internacional e Concurso Latino-Americano de Harpas de Santa Catarina – CONHARPA, evento realizado anualmente.

Vanja já é figura conhecida dos niteroienses. Se apresentou no “Sarau no Solar” e no “Concertos de Natal” em 2015; e no mesmo ano também integrou a programação do Natal da Cidade, no Palácio dos Correios.

.

.

Deixe um comentário