CulturaLocal

Arte na Rua segue animando a cidade no mês de março

O projeto Arte na Rua, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação de Arte de Niterói, vem com três atrações nesse segundo fim de semana de março. No sábado, como parte das comemorações do Mês da Mulher, o Bloco Saias na Folia convida para uma Ressaca de Carnaval, no bairro do Fonseca. No domingo, o Mestre Dente abre uma Roda de Capoeira em Itaipu e Ale Costa apresenta, em Icaraí, performance que coloca em questão a confusa relação entre as ideias de biossexo, gênero e sexualidade.

O Horto do Fonseca será palco, no sábado, 10 de março, a partir das 10h, da Ressaca de carnaval promovida pelo Bloco Saias Na Folia. Na comemoração do mês das mulheres o grupo composto só por mulheres, pioneiras na luta pela igualdade de gênero na cidade, e ligadas ao samba e ao carnaval, busca nessa celebração festejar e valorizar a Mulher.

Criado em 2009, em Niterói, o bloco tem como objetivos defender o samba e suas raízes, o carnaval de rua e sua originalidade. Mulheres de todas das idades, etnias, profissões e classes sociais que levantam a bandeira da igualdade, do empoderamento feminino e pelo direito de comandar a folia. com a cavaquinista Mariana Braga, a Mestra de Bateria, Thalita e as intérpretes Mariana Braga e Maíra Santafé, as integrantes do Saias na Folia são protagonistas de sua própria história, comandam e desfilam nas avenidas sem perder a ternura jamais. E hoje é o bloco mais charmoso da cidade e do carnaval de Niterói.

No domingo, às 11h, o Horto de Itaipu recebe a Oficina e Roda de Capoeira comandada pelo Mestre Dente. A Roda de Capoeira é uma arte brasileira tombada como patrimônio da humanidade. Então, nada melhor que levar essa arte para o local onde ela nasceu, a rua. Paulo Braga (Mestre Dente) é um dos representantes da escola Abadá na cidade de Niterói há 14 anos. Desenvolvendo treinamentos, rodas, campanhas sociais, competições.

Ainda no domingo, às 11h, Ale Costa ocupa a varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo de São Bento, para a performance Corpo Ético e uma oficina de tecido. A performance coloca em questão a confusa relação entre as ideias de biossexo, gênero e sexualidade, e a tarefa para o ser humano de se colocar dentro desses conceitos, definidos culturalmente por uma sociedade que rotula seus indivíduos e acaba por restringir suas naturezas. A produção de movimentos ora brutos, ora suaves, e o caminhar no chão é acompanhado de vestimentas e acessórios, que também limitam as possibilidades ou permitem a expressão não só da corporalidade, mas também de sua essência.

O projeto

Lançado em março de 2013, o projeto “Arte na Rua” chega ao sexto ano.

Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultural e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), o Arte na Rua é composto por uma série de eventos gratuitos, das mais diversas linguagens artísticas, escolhidos através de Editais Públicos, que percorrem praças, ruas e equipamentos culturais de toda a cidade, levando os artistas para próximo do seu público.

Assim, a Prefeitura procura estabelecer um diálogo entre os artistas e os cidadãos, através das práticas artísticas públicas. O governo pretende estimular as artes a partir do princípio de que as ruas são livres para as manifestações culturais.

O programa já promoveu mais de 2000 apresentações artísticas por toda a cidade. Os artistas que queiram participar do projeto devem ficar atentos as Chamadas Públicas.

Podem se inscrever artistas e/ou grupos de teatro, música, dança, circo, literatura, artes plásticas, audiovisual, arte urbana, arte popular, artes integradas, entre outras. As propostas devem ser para apresentações em ruas, praças públicas e espaços públicos similares.

O artista interessado pode fazer sua inscrição gratuitamente. Informações: www.culturaniteroi.com.br

SERVIÇO (fim de semana – 11 e 12 de março):

Ressaca de carnaval do Bloco Saias na Folia
Data: Sábado, 11 de março
Horário: 11h
Local: Horto do Fonseca
End: Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca, Niterói

Roda de capoeira com Mestre Dente
Data: Domingo, 12 de março
Horário: 11h
Local: Horto de Itaipu
End: Rua Dr. Pálvaro da Silva, 852 – Maravista, Itaipu, Niterói

Corpo Ético, com Ale Costa
Data: Domingo, 12 de março
Horário: 11h
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
End: Rua Lopes Trovão s/n, Icaraí – Niterói

.

.

Deixe um comentário