Câmara de Niterói entrega medalha ao fotógrafo Carlos Ruas

O jornalista Carlos Ruas, que está completando 63 anos de profissão e lançará no dia 22 de novembro um livro de memórias, vai receber a Medalha José Cândido de Carvalho, da Câmara de Vereadores de Niterói. A honraria será entregue pelo vereador Paulo Bagueira, presidente do Legislativo, durante a abertura da exposição “Carlos Ruas: Fotos & acervo”. O evento será realizado no Salão Nobre da Câmara, no próximo dia 09, às 18 horas.

A exposição de fotos retrata o agito dos salões elegantes, os grandes eventos políticos, locais históricos e pitorescos de uma Niterói que deixa saudades até hoje. A moda, as novidades, as pessoas que marcaram as décadas de 50, 60 e 70. A mostra estará aberta à visitação pública até o fim de novembro, entre 10 e 16 horas, com entrada franca. As fotografias – todas em preto e branco – foram exibidas durante as comemorações dos 195 anos do Legislativo niteroiense, em 2014.

RUAS ACOLHERAM RUAS

Nascido em pleno coração do Rio, na boêmia Rua Evaristo da Veiga, o jornalista Carlos Ruas foi adotado por Niterói como um de seus filhos mais ilustres. Em virtude da morte de sua mãe, ainda menino, seu pai levou-o para ser criado em Portugal junto a familiares de além-mar. Voltou ao Rio em 1946 e, em 1950, pegou uma barca em direção a Niterói onde permanece até hoje. A cidade o recebeu de braços abertos e logo foi convidado por José Luiz Azeredo da Silva, na época diretor do jornal O Fluminense, para fotografar as candidatas a Rainha do Verão de Icaraí, concurso promovido pelo jornal.

Poderão ser vistas fotos sobre a vida de políticos como o ex-governador Roberto Silveira, o comandante Amaral Peixoto e deputados estaduais já falecidos. Os bailes de gala do Bal Masqué no Clube Central, o trampolim da Praia de Icaraí, as mulheres com os famosos maiôs Catalina, os desfiles da Fábrica de Tecidos Bangu, imortalizada nos versos de Noel Rosa, e muito mais.

“Entre as raridades mostro o comício de Carlos Lacerda realizado em frente à Assembleia Legislativa do Estado, onde hoje está instalada a Câmara de Vereadores. Registrei a preparação do ato, no Clube Central; a caminhada pelas ruas; e os discursos inflamados dos políticos em frente a Assembleia”, conta Ruas.

 

Câmara de Niterói entrega medalha ao fotógrafo Carlos Ruas
3 (60%) 27 votes

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *