Niterói promove a IV Feira de Ciência e Tecnologia entre os dias 19 e 21 de outubro

Estudantes concorrerão ao IV Prêmio Jovem Pesquisador de Niterói. Abertura será no Teatro Popular Oscar Niemeyer.

Será realizada entre os dias 19 e 21 de outubro, a IV Feira Municipal de Ciência e Tecnologia e Inovação de Niterói – 2017, que terá como tema “A matemática está em tudo”. O evento é um espaço onde será exposta a produção científica e cultural elaborada no âmbito das unidades de educação básica (das redes públicas municipal, estadual e federal e das escolas particulares). Terá ainda parceria com as universidades e instituições de produção e pesquisa técnico-científica, visando possibilitar o intercâmbio entre os participantes.  O evento é organizado pela secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, secretaria municipal de Ações Estratégicas e Fundação Municipal de Educação.

A IV Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói compõe o calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A abertura acontecerá no dia 19, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Caminho Niemeyer, Centro de Niterói. No mesmo dia, serão apresentados os trabalhos científicos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Niterói. Nos dias 20, de 10h às 16h, e 21, de 9h às 13h, será a vez dos trabalhos científicos e culturais das escolas de educação básica da cidade, no Campo de São Bento, em Icaraí, Zona Sul da cidade.

O evento tem como objetivo mobilizar a população, em especial os estudantes da cidade, em torno de temas e atividades de ciência, tecnologia e inovação, valorizando o conhecimento, a criatividade, a pesquisa, o desenvolvimento e a atitude científica e será aberto à participação e visitação da sociedade em geral.

Serão expostos trabalhos de relevância científico-social, elaborados e desenvolvidos por professores e alunos da educação básica, que poderão assumir diversos formatos e utilizar variadas tecnologias. Os trabalhos poderão ser apresentados no formato de Exposições Interativas com mostras variadas, exibindo aspectos relevantes das diversas áreas do conhecimento de forma acessível, lúdica, dinâmica e interativa, bem como apresentação cultural com danças, esquetes teatrais, apresentação musical e desfile.

Estão inscritos mais de 100 trabalhos de escolas municipais, estaduais e federais da cidade. Estarão presentes também as instituições de pesquisa e universidades da cidade, como o Instituto Vital Brazil, Casa da Descoberta, Ciências Sob Tendas (UFF), Museu de Astronomia, Marinha do Brasil, Museu Nacional da UFRJ, Instituto Nacional de Tecnologia, Enel, Engenharia da UFF, Pestalozzi, além de alunos de São Gonçalo e Niterói que ganharam um concurso internacional promovido pela Agência Espacial Norte-americana (Nasa).

Os trabalhos apresentados na Feira serão avaliados por uma Comissão para concorrerem ao IV Prêmio Jovem Pesquisador de Niterói. Estes serão classificados por categoria informada no ato da inscrição e avaliados de acordo com a metodologia, clareza, criatividade, acessibilidade e inovação. Os trabalhos selecionados pela Comissão Avaliadora receberão o IV Prêmio Jovem Pesquisador de Niterói, em solenidade cuja data será informada posteriormente. As unidades escolares premiadas receberão uma placa em reconhecimento pela participação no evento e os alunos expositores e professores orientadores receberão uma medalha pelo mérito.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *