Caminhada mostra história e natureza exuberantes dos fortes de Niterói

A exuberância da natureza no entorno da Fortaleza de Santa Cruz e do complexo de Fortes de Niterói, contam um pouco da história do país e estão prontos para receber os turistas e visitantes que vierem à cidade para conhecer algumas destas fortificações. Alguns tem visitas guiadas, outros podem ser admirados e contemplados de fora. A forma não importa, imponentes, estão à disposição de quem quiser conhecê-los mais de perto. Uma boa oportunidade de conhecer alguns deles será neste feriado, pois saindo do Forte Barão do Rio Branco e indo até os Fortes São Luíz e do Pico, acontecerá a 11ª Caminhada com Maria, no dia 12 de outubro, quinta-feira, às 8h, com entrada franca, organizada pela Capela de São Pedro de Jurujuba, cujo ápice será a Missa celebrada pelo Pe. Magno, em homenagem a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, no alto do Forte do Pico. Logo após, ainda lá no alto do Forte do Pico, um lanche de confraternização promete maior integração entre os presentes.

Uma van, estará à disposição, às 7h30. Para levar os fiéis que não puderem subir a pé, percorrendo o trajeto até o Forte do Pico, tanto para a subida, como também na descida, após o término do evento.

Os Fortes São Luiz e do Pico possuem uma vista maravilhosa de toda a Baía de Guanabara e orla de Niterói, apresentam em seu caminho inicial diversos tipos de canhões dos mais variados calibres utilizados na 2ª Guerra Mundial e trazidos para o Brasil como troféus da guerra. Para se chegar ao Forte do Pico passa-se por um caminho repleto de animais silvestres e cercado de mata virgem, por se tratar de uma unidade do exército, o que impediu do homem alterar a sua vegetação.

No topo do Forte do Pico o visitante contará com uma das melhores vistas panorâmicas, quando se dá um giro de 360 graus não há objeto nenhum capaz de interromper tal vista: uma paisagem espetacular da Fortaleza de Santa Cruz, da cidade do Rio de Janeiro, da entrada da boca da Baía de Guanabara, do Corcovado e do Pão de Açúcar!

SERVIÇO

Forte Barão do Rio Branco

Endereço: Av. Marechal Pessoa Leal 265, Jurujuba – Niterói

Forte São Luiz e Forte do Pico

Acesso pelo Forte Barão do Rio Branco

Horário de visitação

De Terça a Domingo em dois horários distintos: 10h e 14h.

Pode subir somente com automóvel (Dia 12/10 a realização do trajeto a pé estará liberada excepcionalmente somente no horário do evento)

Entrada

Inteira – R$ 10,00

Meia- R$ 5,00 para estudantes/crianças e idosos a partir dos 60 anos

Caminhada mostra história e natureza exuberantes dos fortes de Niterói
3.3 (66.09%) 46 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *