Principal    Edição    Notícias    Arquivo

 
Aprovada proposta que prevê Barcas de Magé ao Rio
 
Publicado em 09/09/2017

 

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou por unanimidade proposta apresentada pelo deputado Milton Rangel (DEM) que prevê a criação de uma nova linha de barcas ligando o município de Magé ao Centro do Rio. O transporte aquaviário na região terá que ser licitado pelo governo do estado para entrar em operação, beneficiando milhares de passageiros de Magé e municípios vizinhos, como Petrópolis, Teresópolis, Duque de Caxias e Guapimirim. “É um transporte viável, de interesse da iniciativa privada, e que vai ajudar a melhorar a mobilidade urbana na Região Metropolitana, dando mais qualidade de vida para os milhares de trabalhadores que precisam se deslocar até o Centro do Rio”, defende Milton Rangel.

O deputado é o autor de uma indicação legislativa que aponta 14 novas ligações hidroviárias em bairros do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Duque de Caxias. Segundo estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), a medida representará uma redução de 84 km na extensão dos congestionamentos diários nas principais vias de acesso ao Rio e uma diminuição de R$ 11 bilhões nos custos anuais causado pelo tempo perdido no trânsito, em especial durante a distribuição de cargas e pela perda da produtividade dos trabalhadores. “O transporte aquaviário é feito no mundo todo, com pequenos investimentos e excelente qualidade no serviço”, afirma.

O sistema de barcas do Rio de Janeiro é a 4ª maior operação aquaviária do mundo e transporta atualmente mais de 70 mil passageiros por dia. O edital de licitação para escolher a nova operadora do serviço que contemplará propostas de projetos de Lei em tramitação na Alerj tem previsão de ser lançado entre o final de outubro e o início de novembro.

Ônibus serão rastreados para frear assaltos

Os veículos das linhas intermunicipais que tenham mais de 20 lugares deverão ter equipamentos para que sejam rastreados via satélite e possam ser monitorados remotamente. É o que determina mais um projeto de lei 603/15, do deputado Milton Rangel (DEM), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou na última quarta-feira, em primeira discussão. A Casa ainda votará a proposta em segunda discussão.
Segundo números do Instituto de Segurança Pública (ISP), no ano passado, foram registrados 13.828 casos de assaltos nos coletivos, 77,2% a mais do que no ano de 2015. Uma média alarmante de quase 38 roubos por dia.


 


Expediente | Contato (21) 99590-5340 | Anuncie

Copyright © 2011-2017 Gazeta Niteroiense   Todos os direitos reservados.