GAZETA NITEROIENSE  Assine  |  Anuncie  |  Expediente

             
 

 

 
       
Página inicial Assine a Gazeta Contato


 

​GPP não descarta segundo turno em Niterói

   

Publicado em 29/09/2016

Compartilhe essa notícia      

 

Rodrigo Neves aparece com apenas 6,6% de vantagem sobre os outros três prefeitáveis. Dos 700 entrevistados, 75,9% desconhecem citação do candidato na Lava Jato

Mais da metade do eleitor niteroiense não quer a reeleição do prefeito Rodrigo Neves (PV). É o que aponta a pesquisa do Instituto GPP, divulgada nesta quarta-feira, dia 28, e realizada nos últimos dias 24 e 25, uma semana antes das eleições que acontecem neste domingo, 2. Embora a leitura generalizada sinalize a possibilidade de reeleição do candidato com 55% dos votos válidos, a pesquisa mostra que, na intenção de votos, a diferença para os outros três candidatos é de apenas 6,6%. Felipe Peixoto (PSB) aparece em segundo, com 20,2%; seguido à distância por Flávio Serafini (PSOL), com 8,7%; e por Dani Bornia (PSTU), com 0,9% dos votos, numa soma de 29,8% contra os 36,4% alcançados por Rodrigo. Os quase 34% (um terço da população) restantes pretendem votar branco ou nulo, ou ainda não sabem em quem votar.

Na soma dos 29,8% de votos dos três candidatos com os quase 34% indefinidos (12,1% de indecisos e 21,7% avaliando se vota branco ou nulo), 64% não expressam a vontade de reeleger o atual prefeito. Outro dado importante da pesquisa, que contribui para haver segundo turno, é que 75,9% da população ainda não sabem que Rodrigo Neves está citado na investigação da Lava Jato da Polícia Federal. De acordo com o engenheiro Francisco Guimarães, dono do GPP que tem especialização em estatística, os que ainda não se posicionaram é que vão definir nas urnas se Niterói terá ou não segundo turno. “A decisão depende do eleitor que não está votando em ninguém resolver votar. O segundo turno será definido pelos indecisos, principalmente os insatisfeitos com a atual administração. Isso é fato”, garante o dono da GPP, Francisco Guimarães.

Citação na Lava Jato – À frente na pesquisa do GPP, Rodrigo Neves aparece na delação premiada do empreiteiro Ricardo Pessoa, financiador das campanhas do candidato desde o tempo de vereador pelo PT. Um dos primeiros a ser preso e condenado por sua participação na Lava Jato, Ricardo é dono de empresas como a UTC Engenharia, beneficiadas com diversas obras municipais. Uma delas é a TransOceânica, cuja licitação orçada em R$ 170 milhões foi cancelada por decreto do prefeito Rodrigo Neves, que entregou a obra à Constran por meio de regime diferenciado de contratação (que dispensa projeto básico), por mais que o dobro do valor anterior: R$ 350 milhões.

Governo tem avaliação negativa - Pela mesma pesquisa, 66,4% dos eleitores entrevistados avaliam o governo do candidato à reeleição como regular ou ruim, e 2,3% não souberam responder. Em relação à segurança, maior demanda dos niteroienses, 60% do eleitorado afirmaram que a situação piorou nos últimos quatro anos. Em relação à Lava Jato, dos 24,1% (praticamente um quarto dos entrevistados) que sabem que Rodrigo Neves está citado na investigação, a intenção de voto para o candidato cai para 19%, com apenas 5% mantendo o voto no prefeito. Nesse cenário, Felipe aparece com 30,4% dos votos; Flávio Serafini, com 14,4%; brancos e nulos correspondem a 26,3%; e 9,9% não sabem ou não responderam.

“A população ainda desconhece que Rodrigo Neves aparece na delação premiada do Ricardo Pessoa. Não vamos conseguir mudança votando branco ou nulo, e a pesquisa mostra bem isso”, afirma o delegado da Polícia Federal Antônio Rayol, vice na chapa de Felipe Peixoto e que terá como missão coordenar as ações de combate à violência e a criação de uma corregedoria para investigar os contratos da atual gestão.

A pesquisa – Dos 700 eleitores ouvidos pelo GPP, 44,1% foram na região das Praias da Baía (Centro e Zona Sul); 29% na Zona Norte; 12, 2% em Pendotiba; e 14,7% na Região Oceânica. Descartando os indecisos, o percentual dos que não votariam de jeito nenhum no candidato que aparece em primeiro chega a 51,5%, com outros 48,5% tendo o voto definido. Para Felipe Peixoto, que aparece em segundo lugar em todas as pesquisas realizadas até agora, o percentual de votos brancos e nulos é muito alto. “Esses percentuais estão fora dos padrões de tudo o que acompanhamos nesses 30 anos de militância política. São 34% de indecisos, brancos e nulos, e mesmo que este um terço votasse, é claro que não iria tudo para o mesmo candidato. Por outro lado, vemos o percentual de votos consolidados ainda abaixo de 50%. Então, seguimos trabalhando para reverter parte dos votos nulos e brancos, e na certeza de que uma parte dos votos dos indecisos virá para a nossa coligação, o que nos levará à disputa do segundo turno”, avalia Felipe Peixoto.

Aparecendo em segundo lugar em todas as pesquisas, Felipe diz ser compreensível o desânimo da população em sair de casa para votar, diante da corrupção na política brasileira que veio à tona com a Lava Jato. “Nesse quadro, muita gente pensa em protestar, e equivocadamente acha que a forma é votando nulo ou branco. Mas essa não é a melhor opção para a real mudança. Ao contrário, fortalece quem está na administração, até os envolvidos na Lava Jato, como o atual prefeito. O único jeito é avaliar as propostas e o perfil de cada candidato, fazer a melhor escolha e ir às urnas para votar de verdade”, alerta o candidato do PSB.


 
Deixe seu comentário:

 

 

Publicidade

     

 

 

 


           

GAZETA
NITEROIENSE

Expediente

Anuncie

Assine

Contato

COLUNAS

Notícias

Por Aí

Coluna do LAM

Cultura

Artigos

 

REDES SOCIAIS

Facebook

Twitter
Instagram

Google+

EDIÇÃO VIRTUAL

Issuu

PDF

PUBLICIDADE

Impressa

Online

A GAZETA NITEROIENSE 
é uma publicação da Editora X Niteroiense
Ltda ME.


Copyright © 2011-2016 Gazeta Niteroiense. Todos os direitos reservados.

     

adidas tubular adidas yeezy adidas gazelle adidas schuhe new balance nike air force adidas zx flux nike air max 90 asics schuhe nike air max adidas nmd adidas superstar converse schuhe nike air max thea adidas stan smith nike air max 2016 nike huarache adidas ultra boost nike free converse sko

timberland shoes ugg ale canada goose suomi moncler sale canada goose takki barbour takki moncler takki timberland suomi canada goose sale parajumpers takit canada goose trillium barbour tikkitakki canada goose ale barbour jacket parajumpers long bear moncler untuvatakki parajumpers takki canada goose montebello