GAZETA NITEROIENSE  Assine  |  Anuncie  |  Expediente

             
 

 

 
       
Página inicial Assine a Gazeta Contato


 

 

Concursados sim, políticos não!!!

     

Publicado em 24/09/2016

Compartilhe essa notícia      

 

Não é de minha preferência falar de política nem me manifestar contra ou pró quem quer que seja. Creio em Deus e sou jornalista, poeta, mãe e avó. No mais, sou uma cidadã, até o momento, consciente de meus deveres. Além disso, costumo ouvir meus amigos estudiosos de ciências políticas buscando o entendimento, entre outras coisas, do quanto é necessário proceder a alianças entre partidos e ideologias para se conseguir governar um país. Sempre fui de esquerda, embora hoje, na verdade, o meu partido seja o ceticismo e a decepção constante com a política brasileira.

Porém, não posso deixar de manifestar o meu repúdio às mais recentes declarações do ex-Presidente Lula fazendo apologia aos políticos honestos (“por mais ladrões que eles sejam”) em detrimento dos concursados deste país.

Em primeiro lugar, como jornalista, escritora e revisora, não consigo entender como é que uma profissão pode ser “a mais honesta que existe, por mais ladrão que seja.” É um paradoxo sem precedentes na história da Língua Portuguesa. Nem Aurélio nem Houaiss saberiam explicar como é que uma pessoa consegue ser honesta e ladra ao mesmo tempo. Pois se alguém é honesto, não rouba, e se alguém rouba, não pode ser honesto. Certo? Ou estou errada?

Em segundo lugar, e isto é de uma gravidade extrema, o cidadão em questão não conseguiu discernir a importância de sua estapafúrdia declaração de que “quem faz concurso está com o emprego garantido pro resto da vida.” Como ex-funcionária da Caixa Econômica Federal, onde trabalhei por 21 anos, eu afirmo que não está. Quem faz um concurso garante estabilidade no emprego sim, mas isso está condicionado à sua permanente integridade e idoneidade com relação ao interesse público. Vi, nos anos em que fui escrituraria da Caixa, inúmeras pessoas serem objetos de apuração sumária por terem desviado recursos, vi mesmo pessoas serem demitidas por justa causa. Pois que, quando se assina um contrato de trabalho em um departamento público ou uma estatal, está prevista a cláusula de justa causa, dentre outros motivos, para quem, comprovadamente, desvia recursos que não são seus em benefício próprio. Vi até gerentes serem presos por se corromperem no decurso de suas missões. Portanto, ser concursado não significa, em absoluto, estar com o emprego garantido para o resto da vida. Não quer dizer que você pode humilhar, ofender ou se apropriar do que não é seu. Há que vigiar, e orar, para não se desviar do caminho reto.

Em terceiro lugar, e o que avalio como o mais importante: as afirmações do ex-presidente denotam a impulsividade de quem, para contestar as acusações que pesam sobre si, achincalha uma população que estuda e trabalha de sol a sol para conquistar uma posição digna e colaborar com o país. Pois será que ele não pensa que suas declarações estão influenciando toda uma geração de jovens que o defendem? Como devemos educar nossos filhos então? Dizendo a eles que estudar e cursar uma universidade não tem a menor importância, nem muito menos estudar para passar em um concurso público, e que muito mais meritório é ser um “político que, por mais ladrão que seja, tem de ir às ruas todo ano pedir seu emprego?” Então ele admite que ser político é ter um emprego, e não prestar um serviço ao país?

Sr.Presidente da República Federativa do Brasil, o senhor não considera o peso de suas palavras para toda uma geração de jovens que o apoiam, e levantam a bandeira de seu partido?

Estamos aqui há décadas trabalhando e estudando para criar nossos filhos e netos com base em valores de honestidade e lisura. Não os educamos para que, daqui a uns dias, meu neto venha me dizer que ele não precisa estudar para passar em um concurso público, basta ser político, pois eles é que são os mais honestos, “por mais ladrões que sejam.”

Em memória do meu pai, (nada a ver com os deputados na hora de votar o impeachment da Presidenta Dilma, por favor) que veio do interior da Bahia para o Rio de Janeiro estudar para ser advogado e passar num concurso para o Banco do Brasil, eu renego a assertiva do Sr. Lula em referência aos concursados. Pelas minhas filhas e pelo meu neto, como cidadã e chefe de família que sou há tantos anos, refuto a alegação de que os concursados “estão com o emprego garantido para o resto da vida.” Não estão. Muito pelo contrario, hoje em dia ninguém, absolutamente ninguém, está tranquilo neste país de tantos valores invertidos como o próprio presidente parece querer pregar. Não criamos as futuras gerações brasileiras para serem “políticos honestos, por mais ladrões que sejam.” Não vivemos até aqui para ouvir tamanha ofensa e injúria aos serviços que, arduamente, prestamos a essa (ainda) nação.

Que as pessoas públicas pensem melhor antes de desdenharem classes sociais trabalhadoras e honestas sem serem ladras, porque não existem honestos ladrões. Que os políticos avaliem suas palavras vãs que, no afã de se safarem de acusações que pesam contra eles, vêm a público desfazer de toda uma sociedade. Que o futuro de nosso país seja muito mais do que a politicagem a que se tem assistido todos os dias, a fim de que ainda haja esperança para quem chega agora e quer trabalhar, honestamente, por toda aquela que perseveramos em chamar de pátria.


 
Deixe seu comentário:

 

 

Publicidade

     

 

 

 


           

GAZETA
NITEROIENSE

Expediente

Anuncie

Assine

Contato

COLUNAS

Notícias

Por Aí

Coluna do LAM

Cultura

Artigos

 

REDES SOCIAIS

Facebook

Twitter
Instagram

Google+

EDIÇÃO VIRTUAL

Issuu

PDF

PUBLICIDADE

Impressa

Online

A GAZETA NITEROIENSE 
é uma publicação da Editora X Niteroiense
Ltda ME.


Copyright © 2011-2016 Gazeta Niteroiense. Todos os direitos reservados.

     

adidas tubular adidas yeezy adidas gazelle adidas schuhe new balance nike air force adidas zx flux nike air max 90 asics schuhe nike air max adidas nmd adidas superstar converse schuhe nike air max thea adidas stan smith nike air max 2016 nike huarache adidas ultra boost nike free converse sko

timberland shoes ugg ale canada goose suomi moncler sale canada goose takki barbour takki moncler takki timberland suomi canada goose sale parajumpers takit canada goose trillium barbour tikkitakki canada goose ale barbour jacket parajumpers long bear moncler untuvatakki parajumpers takki canada goose montebello