GAZETA NITEROIENSE  Assine  |  Anuncie  |  Expediente

             
 

 

 
       
Página inicial Assine a Gazeta Contato


 

 

Eu vivi há dez anos atrás

   

Compartilhe essa notícia      

 

Um amigo, que mora na cidade do Rio de Janeiro, recentemente comentou comigo que o trânsito de Niterói está muito ruim e a violência aumentou consideravelmente. Durante a conversa, ele me perguntou o porquê de a cidade ter sofrido tamanha transformação para pior nos últimos dez anos. A indagação dele, carregada de indignação, faz todo o sentido. Há dez anos, antes do fatídico boom imobiliário que fez com que alguns ganhassem dinheiro e outros investissem de modo equivocado, bem como, antes da implementação do projeto da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na cidade do Rio de Janeiro, a querida cidade de Niterói era tranquila e sem engarrafamentos cotidianos.

Contudo, com o advento da UPP e o crescimento exponencial de construções residenciais em Niterói naqueles últimos dez anos, a cidade submergiu no caos urbano que assola grandes metrópoles, mas com a estrutura de uma pequena e antiga cidade. Com a instalação das UPP’s na cidade do Rio de Janeiro, diversos bandidos se evadiram daquela cidade, encontrando abrigo para a continuidade de suas atividades ilícitas em Niterói. Contudo, o efetivo da polícia militar, lotado na cidade de Niterói, não conseguiu aumentar na progressão geométrica do aumento da quantidade de bandidos e crimes em nossa cidade. O resultado não poderia ser outro senão o aumento da criminalidade em uma cidade que já foi considerada uma das melhores qualidades de vida do Brasil. Em matéria de segurança pública, o que se vê e se lê em relação à Niterói são arrastões no trânsito, guerra do tráfico em comunidades, roubos e furtos praticados contra transeuntes, entre outros crimes.

No quesito trânsito, Niterói deve ocupar uma das piores posições entre as cidades que não são capitais. Desde a saída da Ponte Rio-Niterói, após a praça do pedágio, até a Rua Miguel de Frias o que vemos é um intenso tráfego de veículos, sem precedentes em nossa cidade, que provoca engarrafamentos que chegam a quarenta minutos, dependendo da hora em que se passa com o veículo naquele trecho. Se a saída for para a Alameda São Boaventura, a situação pode ficar mais drástica, podendo chegar a mais de uma hora, em um trecho de mesma extensão que aquele citado anteriormente. Agora, se a saída for a Av. do Contorno, prepare-se para ouvir as músicas de um CD de boa qualidade musical, pois será necessário para superar o trauma do trânsito ofertado pela organização de trânsito de Niterói.

Segundo motoristas de ônibus e taxistas da cidade, que se manifestaram com suas opiniões de profissionais do trânsito, o tráfego de veículos piorou em virtude das más opções feitas pela Prefeitura em relação às vias públicas. Uma das principais reclamações é o funil que foi criado na Rua Dr. Celestino, no Centro de Niterói, e o “mergulhinho” que foi construído mais para inglês ver, pois a eficiência é baixa perto do que poderia proporcionar se ele fosse mais extenso. Alguns dizem que a obra teve que ser interrompida – e por isso o dito mergulhão ficou pequeno – porque encontraram uma rocha subterrânea. Se isso for realmente verdade, a pergunta que não quer calar é: não é feito um planejamento e estudo do local em que se vai realizar uma obra daquele porte antes de efetivamente colocá-la em prática?

Assim, o que presenciamos em nossa sempre estimada cidade de Niterói é uma situação de caos instaurado pelas mudanças permitidas nos últimos anos que não melhoraram a nossa qualidade de vida, mas, ao contrário, têm feito com que alguns niteroienses começassem a optar por novos lugares para estabelecer suas habitações. Infelizmente, os que ficam e ainda acreditam na Niterói de outros tempos sofrem com as mudanças, mas se mantêm convictos de que tempos melhores virão.
Siga acreditando e viva a cidadania!

 

Professor Barragan é Advogado, Contador, Vice-Presidente da Comissão de Cultura Jurídica da OAB Niterói, Professor de Direito Tributário e Financeiro e Mestre em Direito Econômico e Desenvolvimento | Facebook: Professor Barragan • Twitter: @profbarragan • Instagram e Periscope: @professorbarragan | E-mail professorbarragan@yahoo.com.br


 
Deixe seu comentário:

 

 

Publicidade

     

 

 

 


           

GAZETA
NITEROIENSE

Expediente

Anuncie

Assine

Contato

COLUNAS

Notícias

Por Aí

Coluna do LAM

Cultura

Artigos

 

REDES SOCIAIS

Facebook

Twitter
Instagram

Google+

EDIÇÃO VIRTUAL

Issuu

PDF

PUBLICIDADE

Impressa

Online

A GAZETA NITEROIENSE 
é uma publicação da Editora X Niteroiense
Ltda ME.


Copyright © 2011-2016 Gazeta Niteroiense. Todos os direitos reservados.

     

adidas tubular adidas yeezy adidas gazelle adidas schuhe new balance nike air force adidas zx flux nike air max 90 asics schuhe nike air max adidas nmd adidas superstar converse schuhe nike air max thea adidas stan smith nike air max 2016 nike huarache adidas ultra boost nike free converse sko

timberland shoes ugg ale canada goose suomi moncler sale canada goose takki barbour takki moncler takki timberland suomi canada goose sale parajumpers takit canada goose trillium barbour tikkitakki canada goose ale barbour jacket parajumpers long bear moncler untuvatakki parajumpers takki canada goose montebello