GAZETA NITEROIENSE  Assine  |  Anuncie  |  Expediente

             
 

 

 
       
Página inicial Assine a Gazeta Contato


 

​Niterói Azul: Praia de Icaraí vai 'abraçar'
autistas em caminhada de conscientização

   

Compartilhe essa notícia      

 

1 2Anterior Próxima  

Domingo é dia de vestir azul em Niterói, para a Caminhada de Conscientização do Autismo. A iniciativa busca dar visibilidade à causa e reivindicar a inclusão social dos autistas. O percurso terá início às 10h no Museu de Arte Contemporânea (MAC) e seguirá pela Praia das Flechas até o final da Praia de Icaraí.

O evento é organizado pelo movimento Família Azul, que reúne pessoas de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, entre responsáveis, profissionais de saúde, de educação e demais simpatizantes. A caminhada faz alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 e comemorado, desde então, no dia dois de abril.

Mãe de autista, a moradora de Itaboraí Berenice Piana é uma das fundadoras do grupo Família Azul e autora da Lei Federal 12.764/12, que inseriu o autismo entre as deficiências físicas, garantindo acesso ao diagnóstico, ao tratamento, à educação e à cidadania. A Lei ganhou forma no município, o primeiro do país a implantar uma clínica-escola pública especializada.

“A capacitação de profissionais para atendimento multidisciplinar e alfabetização dos usuários contribuiu para o progresso no desenvolvimento e alívio para as famílias. Em dois anos de atendimento temos 139 beneficiados e uma fila de espera com 200 interessados. É dever do Estado garantir a assistência gratuita. A solução do autismo, como eu o compreendo, tem que ser para todos ou não há solução possível”, enfatizou.

São Gonçalo ainda aguarda a inauguração de unidade em moldes semelhantes, já que a entrega estava prevista para o ano passado. A clínica é uma reivindicação histórica do grupo,solicitada à Prefeitura por meio de uma indicação legislativa do vereador Diego São Paio (Rede). O parlamentar também é autor quatro leis sancionadas e um projeto em tramitação que, entre outras medidas, instituíram a Política Municipal dos Direitos do Autista, a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, e um mapeamento do perfil socioeconômico da pessoa com autismo.

“Não existem números oficiais da população autista no Brasil, mas um estudo da Universidade de São Paulo (USP) estima que eles representem 1% da população, ou seja, mais de dois milhões de brasileiros. Temos trabalhado para mapear este quadro localmente e, assim, elaborar mais políticas públicas que garantam a inclusão social dos autistas”, afirmou o vereador Diego São Paio.

Autismo – O Transtorno Do Espectro Autista é uma disfunção no desenvolvimento que afeta a capacidade de comunicação, de socialização, comportamento e, em muitos casos, a linguagem. O diagnóstico deve ser feito antes dos dois anos de idade.


 
Deixe seu comentário:

 

 

Publicidade

     

 

 

 


           

GAZETA
NITEROIENSE

Expediente

Anuncie

Assine

Contato

COLUNAS

Notícias

Por Aí

Coluna do LAM

Cultura

Artigos

 

REDES SOCIAIS

Facebook

Twitter
Instagram

Google+

EDIÇÃO VIRTUAL

Issuu

PDF

PUBLICIDADE

Impressa

Online

A GAZETA NITEROIENSE 
é uma publicação da Editora X Niteroiense
Ltda ME.


Copyright © 2011-2015 Gazeta Niteroiense. Todos os direitos reservados.

     

adidas tubular adidas yeezy adidas gazelle adidas schuhe new balance nike air force adidas zx flux nike air max 90 asics schuhe nike air max adidas nmd adidas superstar converse schuhe nike air max thea adidas stan smith nike air max 2016 nike huarache adidas ultra boost nike free converse sko

timberland shoes ugg ale canada goose suomi moncler sale canada goose takki barbour takki moncler takki timberland suomi canada goose sale parajumpers takit canada goose trillium barbour tikkitakki canada goose ale barbour jacket parajumpers long bear moncler untuvatakki parajumpers takki canada goose montebello