GAZETA NITEROIENSE  Assine  |  Anuncie  |  Expediente

             
 

 

 
       
Página inicial Assine a Gazeta Contato


 

Letras | Cristina Lebre

Projetos para o Ano Novo

Compartilhe essa notícia      

 

Todo ano que acaba implica certo nó no peito porque mais um tempo se passou. Mas também descortina um futuro próximo em que podemos tomar novas decisões, fazer projetos, recomeçar.

Clarice Lispector dizia que o tempo se contava em anos, e assim mais um se encerra enquanto outro o sucede. De minha parte decidi, em 2016, me amar de verdade: cobrar-me menos, não permitir que me exijam tanto, amar com o coração aberto mas respeitando meus próprios limites. Amar-me em primeiro lugar, para poder amar meu próximo livremente, também sem cobranças e expectativas que, por vezes, adoecem as relações.

Em 2016 quero sentir minha autoestima crescendo, ter mais segurança no meu valor como ser humano. Por isso sugiro que o ano vindouro seja tempo de maior libertação. Desconstrução das amarras que, amiúde, construímos ao nosso redor. Alforria das culpas que nos atormentam por tanto tempo. Aceitação plena de nosso ser. Porque hoje sei que Deus nos trata dessa forma: que Ele nos ama de tal maneira que deu Seu filho unigênito para que não pereçamos, mas tenhamos a vida eterna. E a vida eterna já começou, aqui e agora.

Percebo Deus nos tratando para que o amor entre nós seja desprendido, destituído de grilhões, traumas e feridas impeditivas para a liberdade de nos admiramos, e sabermos dimensionar nossos valores.

E para ilustrar esse, até certo ponto, ousado propósito, escolhi o poema de Kim e Alison McMillen, que traduz tal intento, tão difícil para a maioria de nós, com extrema propriedade e brilhantismo. Feliz Ano Novo, leitores amigos, que a paz inunde nossos corações e tenhamos êxito em nossos planos!

“Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato. E então, pude relaxar. Hoje sei que isso tem nome... Auto-estima.

Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades.

Hoje sei que isso é...Autenticidade.

Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.

Hoje chamo isso de... Amadurecimento.

Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo. Hoje sei que o nome disso é... Respeito.

Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo.

Hoje sei que se chama... Amor-próprio.

Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro.

Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.

Hoje sei que isso é... Simplicidade.

Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei muitas menos vezes.

Hoje descobri a... Humildade.

Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece.

Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... Plenitude.

Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.

Tudo isso é... Saber viver!”

 


 
Deixe seu comentário:

 

 

Publicidade

     

 
 

 

 

 


           

GAZETA
NITEROIENSE

Expediente

Anuncie

Assine

Contato

COLUNAS

Notícias

Por Aí

Coluna do LAM

Cultura

Artigos

 

REDES SOCIAIS

Facebook

Twitter
Instagram

Google+

EDIÇÃO VIRTUAL

Issuu

PDF

PUBLICIDADE

Impressa

Online

A GAZETA NITEROIENSE 
é uma publicação da Editora X Niteroiense
Ltda ME.


Copyright © 2011-2015 Gazeta Niteroiense. Todos os direitos reservados.

     

adidas tubular adidas yeezy adidas gazelle adidas schuhe new balance nike air force adidas zx flux nike air max 90 asics schuhe nike air max adidas nmd adidas superstar converse schuhe nike air max thea adidas stan smith nike air max 2016 nike huarache adidas ultra boost nike free converse sko

timberland shoes ugg ale canada goose suomi moncler sale canada goose takki barbour takki moncler takki timberland suomi canada goose sale parajumpers takit canada goose trillium barbour tikkitakki canada goose ale barbour jacket parajumpers long bear moncler untuvatakki parajumpers takki canada goose montebello