GAZETA NITEROIENSE  Assine  |  Anuncie  |  Expediente

             
 

 

 
       
Página inicial Assine a Gazeta Contato


 

Deixa que Eu Falo | Por Vinícius Messina | Feliz Ano novo

Compartilhe essa notícia      

 

Mudanças pela Frente

Ano novo, novas expectativas, novas esperanças, logo, mudanças são esperadas. Ninguém espera que 2016 seja igual ao 2015. Senão pior, que seja o melhor, nunca igual. Espero que nossos amigos e leitores tenham o melhor. Não posso compartilhar as mesmas expectativas ou esperanças, mas desejo que alcancemos todos as mudanças esperadas. São os meus votos.

Mas em 2016 não serão apenas esses os nossos votos. Seremos chamados mais uma vez às urnas em todas as cidades brasileiras. Os eventos políticos de 2015 certamente marcarão as mudanças que ocorrerão em milhares de governos municipais. Mas uma coisa não deve mudar: Os votos em branco e nulos continuarão ganhando dos partidos políticos e candidatos às prefeituras em muitas cidades.

Desejo saúde, prosperidade, paz e alegria aos meus e aos seus, e sabemos todos que este desejo se refletirá nos resultados das votações municipais deste ano novo. A insegurança, a desassistência, a improbidade e perda de qualidade de vida nos grandes centros urbanos alcançaram níveis de insatisfação e reprovação da cidadania, que causaram a falência do sistema político brasileiro.

Reformas! Justiça! São as exigências que percorrem todas as manifestações da sociedade brasileira. A corrupção foi a chaga mais citada nas manchetes dos noticiários, sem, no entanto, indicar a origem desta doença da humanidade. Seja qual o partido apontado, seja o PT, o PSDB, o PMDB ou outros menores, estão todos completamente envolvidos. A crise, concluo eu, é republicana. Nada começou com o mensalão, este foi só “escândalo derramado”.

Todos os poderes estão contaminados, seja no Executivo, no Legislativo ou no Judiciário, há ali um doente ou dois desta doença que parece não ter fim. Não é brasileira e nem começou no Brasil, chegou aqui da Europa e aqui se instalou sem combate ou vacina.

Espero que em 2016, ninguém venda suas almas, seus corações, seus princípios ou suas poupanças para alcançar as mudanças que tanto esperam. Espero que tantos escândalos em 2015 tenham sido didáticos. Que o combate à corrupção comece em cada casa, cada empresa, cada escola e cada família. Que nossas mães e nossos mestres sejam respeitados pelos jovens em suas sabedorias e autoridades. Já será o grande passo para o Brasil melhorar. Já será a promessa de mudanças que tanto desejamos já, em 2016. Feliz Ano Novo, Niterói!!

As Previsões para Niterói

Não podemos esperar melhorias no trânsito da cidade. Não podemos esperar melhorias na segurança da cidade. Não podemos esperar melhorias na saúde da cidade. Não podemos esperar melhorias na economia da cidade. Não podemos esperar melhorias na cultura da cidade. Não podemos esperar melhorias no ambiente natural da cidade. Por fim, não podemos esperar muita coisa do governo.

O que é necessário fazer, tem que ser feito com planejamento e probidade, com participação popular e controle social. Se a sociedade não se organizar para levantar a economia da cidade, e isto se não terá resultados se não se unir ao empresariado e às universidades, a crise econômica que assola o país, devastará a economia municipal, permanecendo a tendência de fechar lojas e postos de emprego. Eu aposto na economia criativa de Niterói em 2016, se o governo não resolver atrapalhar.

Mais Previsões para Niterói

As mudanças políticas com os escândalos da Operação Lava-Jato se resumirão à danças das cadeiras entre as legendas dos partidos. Partidos novos e velhos não farão diferente, abrigarão descontentes, campeões de votos e políticos calouros, assustados com a perspectiva de não se reelegerem.

Em Niterói, o Prefeito Rodrigo Neves deve sair do PT para concorrer pelo PV. Mas ainda controla o diretório petista da cidade, portanto deve lançar um candidato - Waldeck Carneiro é a primeira opção, para o PT apoiá-lo no segundo turno. Com o apoio do PMDB e do PPS, uma coligação forte, será difícil o atual prefeito não se reeleger.

Os candidatos de oposição de 2012 voltarão a concorrer. Flávio Serafini e Felipe Peixoto disputarão novamente com Rodrigo, mas desta vez as eleições prometem novos candidatos. Talvez o Rede Sustentabilidade de Marina Silva apresente candidatura própria, já que a ex-candidata a Presidência da República alcançou grandes votações em Niterói, tanto em 2010, quanto em 2014. O “ex-vice” de Felipe Peixoto, José Seba, pleiteia esta legenda para concorrer ao governo.

Os vereadores de Niterói, sempre sensíveis às mudanças de governo, devem esperar até o final de março para definir as legendas pelas quais concorrerão no ano novo. Acredito que neste 2016, quanto à política municipal, haverá mais mudanças de filiações partidárias do que políticos eleitos. Oxalá, eu esteja errado.

Feliz Ano Novo!!


 
Deixe seu comentário:

 

 

Publicidade

     

 
 

 

 

 


           

GAZETA
NITEROIENSE

Expediente

Anuncie

Assine

Contato

COLUNAS

Notícias

Por Aí

Coluna do LAM

Cultura

Artigos

 

REDES SOCIAIS

Facebook

Twitter
Instagram

Google+

EDIÇÃO VIRTUAL

Issuu

PDF

PUBLICIDADE

Impressa

Online

A GAZETA NITEROIENSE 
é uma publicação da Editora X Niteroiense
Ltda ME.


Copyright © 2011-2015 Gazeta Niteroiense. Todos os direitos reservados.

     

adidas tubular adidas yeezy adidas gazelle adidas schuhe new balance nike air force adidas zx flux nike air max 90 asics schuhe nike air max adidas nmd adidas superstar converse schuhe nike air max thea adidas stan smith nike air max 2016 nike huarache adidas ultra boost nike free converse sko

timberland shoes ugg ale canada goose suomi moncler sale canada goose takki barbour takki moncler takki timberland suomi canada goose sale parajumpers takit canada goose trillium barbour tikkitakki canada goose ale barbour jacket parajumpers long bear moncler untuvatakki parajumpers takki canada goose montebello