GAZETA NITEROIENSE  Assine  |  Anuncie  |  Expediente

             
 

 

 
       
Página inicial Assine a Gazeta Contato


 

​Estado lança campanha de luta contra a sífilis congênita

Compartilhe essa notícia      

 

Com o aumento do número de casos de sífilis congênita, Secretaria de Estado de Saúde lança campanha de luta contra a doença. Notificações dobraram de 2010 a 2014, totalizando 13.013 casos no estado

Transmitida de mãe para filho durante a gravidez, a sífilis congênita é uma realidade cada vez mais preocupante nas maternidades da rede pública de saúde. Entre 2010 e 2014, o número de casos da doença no estado duplicou: passaram de 1.535 para 3.588 no ano passado. Para alertar a população, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro lança, nesta sexta-feira (16.10), uma campanha de luta contra a sífilis, com ações e metas junto aos municípios. A ideia é aumentar a identificação da doença e melhorar a qualificação do pré-natal na rede pública de saúde. Para isso, as gestantes devem fazer a testagem duas vezes ao longo da gravidez na gestação e antes do parto, e seu parceiro também deve ser tratado para evitar a reinfecção.

Em 2010, o índice estadual foi de 7,1 casos por mil nascidos vivos e chegou a 15,4 em 2014. Ao todo, de 2010 a 2014, foram notificados 13.013 casos de sífilis congênita no estado. Em relação à faixa etária da mãe, houve a evidência que o maior percentual de gestantes se encontra entre 20 e 34 anos de idade, representando 61,4% dos casos diagnosticados, no período de janeiro de 2010 a agosto de 2014.

- Através do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, é possível evitar que a criança adquira a doença. Infelizmente a sífilis congênita ainda é uma causa frequente de abortos e má-formação do feto – diz o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

Plano de Enfrentamento da Sífilis Congênita - Para a campanha, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro vem preparando ações junto aos municípios. Entre elas, está a pactuação do plano de enfrentamento da sífilis congênita com gestores municipais de saúde, incluindo metas e ações a serem realizadas para controle da doença na gestação. Entre os objetivos estão: aumentar a detecção precoce da doença; ampliação de tecnologias para o diagnóstico e tratamento precoce; melhorar o acesso dos parceiros das gestantes às unidades de saúde para realização do teste e a qualificação de profissionais de saúde que atuam na atenção ao pré-natal.

- Caso o resultado seja positivo, é importante que a mulher faça o tratamento adequado e o parceiro também seja avaliado, já que há risco de reinfecção. A sífilis tem tratamento e cura, por isso é importante o diagnóstico precoce – afirma Felipe Peixoto, Secretário de Estado de Saúde.

Tratamento - O exame de sangue para identificar a doença deve ser feito ainda no primeiro trimestre da gravidez nas Unidades de Atenção Básica, nas redes municipais de saúde e nos serviços que realizam pré-natal pelo SUS. Recomenda-se que o teste seja repetido no terceiro trimestre de gestação e, novamente, antes do parto. Se a mãe estiver infectada, é possível que o bebê nasça com complicações. Importante também que seus parceiros sexuais sejam diagnosticados e tratados, já que há risco de reinfecção.

Por isso, todos os bebês que nascem na rede pública de saúde devem realizar o exame para identificar a doença. Em caso positivo, a criança precisa ficar 10 dias internada para receber a medicação adequada, o que muitas vezes aumenta o tempo de internação também das mães.

Sinais e riscos da doença - A sífilis congênita pode causar má-formação do feto, nascimento prematuro, aborto e até a morte do bebê. Na maioria dos casos, a sífilis se manifesta logo após o nascimento, mas a doença pode se manifestar até os dois anos de vida. A criança doente pode apresentar pneumonia, feridas no corpo, cegueira, dentes deformados, surdez, dificuldade de aprendizagem, retardo mental e deformidades ósseas.

Nas mulheres e nos homens, os primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que surgem entre 7 a 20 dias após a contaminação. Se progredir, a doença pode causar manchas em várias partes do corpo (inclusive mãos e pés) e queda dos cabelos. A doença pode ser transmitida por relação sexual sem preservativo com pessoa infectada, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto.


 
Deixe seu comentário:

 

 

Publicidade

     

 

 

 


           

GAZETA
NITEROIENSE

Expediente

Anuncie

Assine

Contato

COLUNAS

Notícias

Por Aí

Coluna do LAM

Cultura

Artigos

 

REDES SOCIAIS

Facebook

Twitter
Instagram

Google+

EDIÇÃO VIRTUAL

Issuu

PDF

PUBLICIDADE

Impressa

Online

A GAZETA NITEROIENSE 
é uma publicação da Editora X Niteroiense
Ltda ME.


Copyright © 2011-2015 Gazeta Niteroiense. Todos os direitos reservados.

     

adidas tubular adidas yeezy adidas gazelle adidas schuhe new balance nike air force adidas zx flux nike air max 90 asics schuhe nike air max adidas nmd adidas superstar converse schuhe nike air max thea adidas stan smith nike air max 2016 nike huarache adidas ultra boost nike free converse sko

timberland shoes ugg ale canada goose suomi moncler sale canada goose takki barbour takki moncler takki timberland suomi canada goose sale parajumpers takit canada goose trillium barbour tikkitakki canada goose ale barbour jacket parajumpers long bear moncler untuvatakki parajumpers takki canada goose montebello