GAZETA NITEROIENSE  Assine  |  Anuncie  |  Expediente

             
 

 

 
       
Página inicial Assine a Gazeta Contato


 

​Governador Pezão e Felipe Peixoto visitam obras
do Instituto Estadual do Cérebro

Compartilhe essa notícia      

 

O governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de Saúde, Felipe Peixoto, visitaram, nesta segunda-feira (28/9), as obras de ampliação do Instituto Estadual do Cérebro (IEC), no Centro do Rio. A construção anexa à unidade, com 13 mil metros quadrados, terá 12 pavimentos. A previsão de conclusão da obra é em 2016.

– Marcamos para o dia 28 de dezembro a inauguração de parte da obra, quando vamos entregar equipamentos modernos e novos laboratórios. Vamos dar esse presente para a população entre o Natal e o Ano Novo, para continuarmos a salvar vidas e permitir a sequência desse belíssimo trabalho que vem sendo feito aqui – disse Pezão.

A nova unidade contará com 135 leitos de internação e 15 de UTI pediátrica. Além disso, a cobertura do prédio vai ganhar um centro de reabilitação com fisioterapia, piscina e recuperação de movimentos para pacientes com dificuldade motora. Também será construído um apartamento funcional, capaz de reeducar o recém-operado à convivência na sua moradia. Crianças em idade escolar internadas para tratamentos longos terão à disposição uma sala de aula, com professor.

– Estou muito feliz de ver que o Centro de Estudos está com a obra praticamente finalizada e vamos inaugurá-lo junto com os laboratórios e um aparelho inédito na rede de saúde pública do país, o Gamma Knife. Esse equipamento permite a realização de cirurgias não-invasivas e só há dois no Brasil, na rede privada. Quando toda a obra estiver completa, será possível que os pacientes operados no instituto prossigam com a internação pós-cirúrgica aqui mesmo. Hoje, eles são encaminhados para o Hospital Anchieta. Isso vai ajudar também a liberar esses leitos de retaguarda para receber pacientes de outras unidades nossas – explicou Felipe Peixoto.

Completando dois anos de atividade, o IEC já realizou mais de 2,4 mil cirurgias, 21 mil consultas e 44 mil exames de imagem, entre tomografias, ressonâncias e hemodinâmicas. A unidade conta com 180 médicos, sob o comando do neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, um dos principais especialistas em neurocirurgia do país.

São quatro centros cirúrgicos – todos com capacidade para realizar cirurgias neuronavegacionais (operação menos invasiva feita por computador) –, e um centro equipado com ressonância magnética (sala híbrida), além de nove consultórios, 38 leitos de UTI adulto, seis leitos de UTI pediátrica e dois leitos para pacientes com epilepsia.

A unidade recebeu, em agosto, um título de reconhecimento mundial. O instituto foi certificado como centro de referência internacional para pós-graduação em neurocirurgia pela Federação Mundial de Sociedades de Neurocirurgia (World Federation of Neurosurgical Societies). O IEC é o 18º centro no mundo a receber este credenciamento pelo órgão.

Os pacientes atendidos pelo IEC são encaminhados pela Central Estadual de Regulação para realização de consulta, avaliação de exames e risco cirúrgico na unidade. É necessário que o paciente tenha um primeiro diagnóstico de necessidade de neurocirurgia. O modelo de agendamento de consulta é o mesmo já utilizado no Rio Imagem – Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Governo do Estado. Cada município tem sua cota de consultas em um sistema online, de acordo com o tamanho de sua população.

Outras obras - O secretário aproveitou para anunciar a retomada e a continuidade de diversas obras como o Rio Imagem 2, em Niterói, Hospital da Mãe de São Gonçalo, Hospital de Oncologia de Nova Friburgo e Hospital de Cardiologia de Queimados.

– Essa é uma demonstração de que o Governo do Estado, apesar das dificuldades financeiras que o país vive, está conseguindo avançar e investir na saúde pública do Rio de Janeiro – ressaltou Felipe.


 
Deixe seu comentário:

 

 

Publicidade

     

 

 

 


           

GAZETA
NITEROIENSE

Expediente

Anuncie

Assine

Contato

COLUNAS

Notícias

Por Aí

Coluna do LAM

Cultura

Artigos

 

REDES SOCIAIS

Facebook

Twitter
Instagram

Google+

EDIÇÃO VIRTUAL

Issuu

PDF

PUBLICIDADE

Impressa

Online

A GAZETA NITEROIENSE 
é uma publicação da Editora X Niteroiense
Ltda ME.


Copyright © 2011-2015 Gazeta Niteroiense. Todos os direitos reservados.

     

adidas tubular adidas yeezy adidas gazelle adidas schuhe new balance nike air force adidas zx flux nike air max 90 asics schuhe nike air max adidas nmd adidas superstar converse schuhe nike air max thea adidas stan smith nike air max 2016 nike huarache adidas ultra boost nike free converse sko

timberland shoes ugg ale canada goose suomi moncler sale canada goose takki barbour takki moncler takki timberland suomi canada goose sale parajumpers takit canada goose trillium barbour tikkitakki canada goose ale barbour jacket parajumpers long bear moncler untuvatakki parajumpers takki canada goose montebello