GAZETA NITEROIENSE  Assine  |  Anuncie  |  Expediente

             
 

 

 
       
Página inicial Assine a Gazeta Contato


 

​Procon autua filiais de supermercados em Niterói

Compartilhe essa notícia      

 

Na filial do supermercado Diamante cerca de 30kg de carnes estavam vencidas.

O Procon Estadual realizou nesta segunda-feira (17/08), a primeira ação da Operação Swarovski, que vistoriou três supermercados de Niterói e dois da Baixada Fluminense.Os fiscais descartaram 114kg e 250g de produtos impróprios ao consumo e autuaram quatro dos cinco vistoriados.

No supermercado Cristal, localizado na Estrada Antônio José Bittencourt, 429, em Nilópolis os fiscais constataram que havia salgados na área de vendas com validade superior à data estabelecida pelo fabricante. O mesmo foi constatado no supermercado Diamante localizado na Estrada Francisco da Cruz Nunes, 1601, em Itaipu, distrito de Niterói.

Nesta mesma filial do supermercado Diamante, também estavam expostos 10kg e 350g de carne previamente moída, contrariando o Decreto Estadual 6538/83, que obriga que a carne seja moída na hora, em frente ao consumidor. Outros 4kg e 600g de carne picada estavam sem especificação de validade na câmara frigorífica e outros 42kg de produtos de panificação e confeitaria estavam vencidos na área de padaria.

Na filial do supermercado Diamante da Av. Rui Barbosa, 325, em São Francisco, Niterói, cerca de 30kg de carnes estavam vencidas e outros 11kg de picanha estavam armazenados inadequadamente. Fiscais encontraram a câmara frigorífica em péssimo estado de higiene, com sebo e ossos acondicionados junto a alimentos próprios para o consumo, exposição e venda. A fiscalização deu um prazo de cinco dias para limpeza e arrumação, e 15 dias para troca e melhorias nos ganchos e estrutura metálica da câmara.

Não foram encontradas irregularidades no Supermercado Cristal (Av. Mal. Castelo Branco, 117 – Nilópolis).

O nome da operação faz referência aos cristais Swarowski, que estão entre os mais conhecidos no mundo da moda e são produzidas pela companhia multinacional austríaca Swarovski AG.

Balanço da Operação Swarovski

1 - Cristal (Estrada Antônio José Bittencourt, 429 – Nilópolis): Supermercado estava dando o prazo de validade acima do que o fabricante oferece para os salgados. Determinado a troca dos paletes de madeira da câmara frigorífica por paletes laváveis.

2 - Diamante (Av. Quintino Bocaiúva, 127 – Niterói): Havia 4kg e 500g de carne previamente moída. Sem informação: 1kg e 800g de linguiça de frango; 2kg de peito de frango; 1kg e 800g de linguiça suína; 4kg de contra de acém. Balcão do açougue péssimas condições higiene (determinada a limpeza imediata). Ossos, sebos e restos de alimentos não estavam em caixas hermeticamente fechadas (amontoados no canto da câmara) prazo de 24h para adequar. Ausência de certificado de dedetização e potabilidade da água (prazo de 15 dias para apresentar). Ausência do certificado dos bombeiros. Dado prazo de 48 horas para apresentar sob pena de interdição. Ausência do Livro de Reclamações.

3 – Diamante (Est. Francisco da Cruz Nunes, 1601 – Itaipu): Havia 10kg e 350g de carne previamente moída. Encontrados 4 kg e 600g de carne picada sem especificação, na câmara frigorífica. Produtos vencidos encontrados, na área de padaria: 30 kg de mistura para panetone, 6 kg de margarina folhada, 6 kg de mistura para preparo de produtos de panificação e confeitaria. Ausência do Livro de Reclamações. Na área de vendas havia produtos expostos a venda com validade superior a data que o fabricante estabelece, como linguiça calabresa e linguiça fina defumada.

4 - Diamante (Av. Rui Barbosa, 325 - São Francisco): Produto vencido: 27 kg de linguiça paio; 2kg e 700g de contra filé. Sem especificação: 3 kg de pernil. Produto armazenado fora da determinação do fabricante: 11kg e 500g de picanha. Livro de Reclamações não autenticado. Produtos sem informação de preços: chocolate e caixa de bombom. Prazo de cinco dias para limpeza da câmara congelada. Prazo de 15 dias para limpeza, arrumação, troca e melhorias nos ganchos e estrutura metálica. Ausência do certificado de dedetização com data de validade. Encontrado sebo e osso na câmara refrigerada, acondicionado junto a alimentos próprio ao consumo para exposição e venda.

Fonte: Procon/RJ


 
Deixe seu comentário:

 

 

Publicidade

     

 

 

 


           

GAZETA
NITEROIENSE

Expediente

Anuncie

Assine

Contato

COLUNAS

Notícias

Por Aí

Coluna do LAM

Cultura

Artigos

 

REDES SOCIAIS

Facebook

Twitter
Instagram

Google+

EDIÇÃO VIRTUAL

Issuu

PDF

PUBLICIDADE

Impressa

Online

A GAZETA NITEROIENSE 
é uma publicação da Editora X Niteroiense
Ltda ME.


Copyright © 2011-2015 Gazeta Niteroiense. Todos os direitos reservados.

     

adidas tubular adidas yeezy adidas gazelle adidas schuhe new balance nike air force adidas zx flux nike air max 90 asics schuhe nike air max adidas nmd adidas superstar converse schuhe nike air max thea adidas stan smith nike air max 2016 nike huarache adidas ultra boost nike free converse sko

timberland shoes ugg ale canada goose suomi moncler sale canada goose takki barbour takki moncler takki timberland suomi canada goose sale parajumpers takit canada goose trillium barbour tikkitakki canada goose ale barbour jacket parajumpers long bear moncler untuvatakki parajumpers takki canada goose montebello