GAZETA NITEROIENSE  Assine  |  Anuncie  |  Expediente

             
 

 

 
       
Página inicial Assine a Gazeta Contato


 

​'Velhinho Espião' é nova arma do Detro contra recusa de gratuidade de idoso

Compartilhe essa notícia      

 

Voluntários auxiliam fiscais a flagrar empresas infratoras

A Secretaria de Estado de Transportes, por meio do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), deu início na quarta-feira (27/05) à operação “Velhinho Espião”, com objetivo de assegurar a gratuidade dos idosos e punir as empresas de ônibus intermunicipais que desrespeitam a lei. Nesta manhã, voluntários estiveram em Alcântara, na rua Alfredo Backer, acompanhados de fiscais à paisana. Dois coletivos das linhas São Gonçalo - Venda das Pedras e Alcântara - Venda das Pedras foram infracionados por recusa de gratuidade de idoso, no valor de R$ 1.890,31 cada. As equipes ainda flagraram outras irregularidades, recolhendo oito ônibus e aplicando um total 19 multas aplicadas que somam um total de R$ 34.687,19.

Cansados de ter de aguardar por horas em pontos, em função do desrespeito de motoristas, um grupo de “velhinhos” se tornaram aliados do Detro no combate a esse tipo de irregularidade. A ação foi motivada pelas reclamações recebidas na ouvidoria do Detro sobre recusa de gratuidade de idoso e falta de ônibus urbano, um artifício utilizado por alguns empresários para restringir o direito dos idosos. Desde janeiro, foram registradas 216 denúncias sobre este tipo de irregularidade.

Um dos “velhinhos espiões”, o aposentado Ricardo Pinheiro, de 66 anos, contou porque decidiu fazer parte do projeto. “Estamos cansados de ficar aguardando 40, 50 minutos, para conseguir um ônibus que aceite a nossa gratuidade. E isso é lei. É um direito de todos os idosos. E resolvi lutar pelos nossos direitos”, afirmou.

Na ação de hoje, além de combater a recusa de gratuidade de idoso, os fiscais puniram outras irregularidades flagradas, como: falta de selo de vistoria, documentação irregular, roleta fora do padrão, descumprimento do quadro de horários, paralisação de linha, dupla função de motorista em ônibus urbano com espaço para trocador, entre outros.

O Detro vai seguir com a operação “Velhinho Espião” em diversos pontos do estado. Os idosos que tiverem reclamações sobre o transporte intermunicipal de passageiros devem entrar em contato com a ouvidoria por meio dos telefones (21) 3883-4141 ou pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br. É importante informar a linha e o número do ônibus intermunicipal que cometeu a infração. Além da operação de inteligência, o Detro também utiliza as denúncias feitas pela população para direcionar as ações de fiscalização. Restringir o acesso de idoso ao transporte público é crime previsto no Estatuto do Idoso. A pena é de seis meses a um ano de detenção.


 
Deixe seu comentário:

 


PRODUTOS E SERVIÇOS

 

 

Publicidade

     

 
 

 

 

 


           

GAZETA
NITEROIENSE

Expediente

Anuncie

Assine

Contato

COLUNAS

Notícias

Por Aí

Coluna do LAM

Cultura

Artigos

 

REDES SOCIAIS

Facebook

Twitter
Instagram

Google+

EDIÇÃO VIRTUAL

Issuu

PDF

PUBLICIDADE

Impressa

Online

A GAZETA NITEROIENSE 
é uma publicação da Editora X Niteroiense
Ltda ME.


Copyright © 2011-2015 Gazeta Niteroiense. Todos os direitos reservados.

     

adidas tubular adidas yeezy adidas gazelle adidas schuhe new balance nike air force adidas zx flux nike air max 90 asics schuhe nike air max adidas nmd adidas superstar converse schuhe nike air max thea adidas stan smith nike air max 2016 nike huarache adidas ultra boost nike free converse sko

timberland shoes ugg ale canada goose suomi moncler sale canada goose takki barbour takki moncler takki timberland suomi canada goose sale parajumpers takit canada goose trillium barbour tikkitakki canada goose ale barbour jacket parajumpers long bear moncler untuvatakki parajumpers takki canada goose montebello