GAZETA NITEROIENSE  Assine  |  Anuncie  |  Expediente

             
 

 

 
       
Página inicial Assine a Gazeta Contato


 

Mutirão para quitar dívidas de contribuintes
com o Estado

Compartilhe essa notícia      

 

Acordo firmado com a Corregedoria Nacional de Justiça pretende recuperar parte da dívida de R$ 66 bilhões

O governador Luiz Fernando Pezão anunciou, na segunda-feira (27/4), acordo com a Corregedoria Nacional de Justiça para participar do Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais, de recuperação das dívidas ativas de estados e municípios. O projeto nacional, lançado em fevereiro no Distrito Federal, visa a beneficiar contribuintes pessoas físicas e jurídicas inadimplentes através da negociação de dívidas fiscais, como Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS) e até multas ambientais, entre outros.‎

Para isso, a previsão é de que um grande mutirão seja realizado daqui a 60 dias, para que contribuintes inadimplentes possam quitar suas dívidas com isenção de multas e juros, apenas com a cobrança de correção monetária. A iniciativa deve acontecer no Maracanãzinho. O governador disse que, em breve, enviará um projeto de lei à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para estabelecer os critérios da quitação das dívidas.

– Essa medida vem ao encontro dos nossos esforços para incrementar a arrecadação. Apesar de ser um ano difícil, estamos neste primeiro semestre conseguindo igualar a arrecadação que tivemos no mesmo período em 2014 – disse o governador.

União de esforços

Atualmente, no Estado do Rio de Janeiro há 500 mil processos de contribuintes devedores, sendo 100 mil deles relacionados a dívidas com o Governo do Estado, totalizando um montante de R$ 66 bilhões.

O acordo firmado hoje prevê ainda o treinamento de funcionários das secretarias estadual e municipal de Fazenda pela Corregedoria Nacional de Justiça para atendimento aos contribuintes.

No local, será possível realizar o pagamento da dívida, à vista ou parcelado, nas agências bancárias que serão instaladas no espaço e o contribuinte já sairá com a certidão negativa de débito em mãos.

– É ótimo que os três poderes possam unir esforços e trabalhar juntos. O projeto quer estimular o cidadão e as empresas a estarem em dia com seus impostos e traz mecanismos de incentivo ao pagamento das dívidas. Em Brasília, onde foi lançado, o programa conseguiu notificar cerca de 100 mil contribuintes e metade deles quitou suas dívidas – explicou a corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi.

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Luiz Fernando Ribeiro,‎ também destacou a importância do programa.

– Não se trata somente de diminuir os processos, mas também de resgatar o crédito do Estado. Queremos acabar com a mentalidade de que o tributo tem uma destinação que as pessoas desconfiam. Temos que saber cobrar e aplicar – ressaltou o desembargador.

Também participaram da reunião o secretário estadual de Fazenda, Júlio Bueno, o secretário da Casa Civil, Leonardo Espíndola, o procurador geral do Município do Rio de Janeiro, Fernando Dionísio, o secretário Municipal de Fazenda, Marco Aurélio Santos Cardoso, o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Felipe, entre outros.


 
Deixe seu comentário:

 


PRODUTOS E SERVIÇOS

 

 

Publicidade

     

 
 

 

 

 


           

GAZETA
NITEROIENSE

Expediente

Anuncie

Assine

Contato

COLUNAS

Notícias

Por Aí

Coluna do LAM

Cultura

Artigos

 

REDES SOCIAIS

Facebook

Twitter
Instagram

Google+

EDIÇÃO VIRTUAL

Issuu

PDF

PUBLICIDADE

Impressa

Online

A GAZETA NITEROIENSE 
é uma publicação da Editora X Niteroiense
Ltda ME.


Copyright © 2011-2015 Gazeta Niteroiense. Todos os direitos reservados.

     

adidas tubular adidas yeezy adidas gazelle adidas schuhe new balance nike air force adidas zx flux nike air max 90 asics schuhe nike air max adidas nmd adidas superstar converse schuhe nike air max thea adidas stan smith nike air max 2016 nike huarache adidas ultra boost nike free converse sko

timberland shoes ugg ale canada goose suomi moncler sale canada goose takki barbour takki moncler takki timberland suomi canada goose sale parajumpers takit canada goose trillium barbour tikkitakki canada goose ale barbour jacket parajumpers long bear moncler untuvatakki parajumpers takki canada goose montebello