GAZETA NITEROIENSE  Assine  |  Anuncie  |  Expediente

             
 

 

 
       
Página inicial Assine a Gazeta Contato


 

Campanha Doe+Vida ganha apoio de cariocas e visitantes no Cristo Redentor

Compartilhe essa notícia      

 

1 2Anterior Próxima  

Ação marcou o 5º ano de atuação do Programa Estadual de Transplantes e o lançamento do site para cadastro de pessoas que querem se declarar doadoras. Monumento foi iluminado com a cor verde, que simboliza mundialmente a doação de órgãos, em apoio à campanha

Um grande abraço simbólico no Cristo Redentor foi o convite para o engajamento da sociedade em prol da doação de órgãos no estado do Rio de Janeiro: aos pés de um dos principais monumentos do mundo, o Programa Estadual de Transplantes (PET) lançou, sábado (25), a campanha Doe+Vida, que busca incentivar a população a buscar informações e esclarecer dúvidas sobre o tema. A Doe+Vida ainda ganhou um site próprio - www.doemaisvida.com.br - onde as pessoas podem se cadastrar para se declarar doadoras de órgãos e tecidos, além de imprimir o cartão virtual Doe+Vida. Ainda no mesmo dia, o monumento do Cristo foi iluminado pela cor verde, que simboliza a doação de órgãos no mundo inteiro.

Para chamar a atenção do público que visitava o Corcovado, o evento contou com a participação do grupo Bando de Palhaços. De forma simples e divertida, os artistas promoveram diversas interações ao som de paródias de marchinhas que incentivavam a doação de órgãos, conquistando o apoio de cariocas e turistas ã campanha. Uma das mais populares da música brasileira, "Taí"(Pra Você Gostar de Mim), por exemplo, ganhou, entre os versos, a frase "Você tem, você tem, que doar seu coração".

- Acho que o mais importante é desmistificar o tema 'doação de órgãos'. Muitas pessoas não sabem como isso acontece e a campanha tem um papel esclarecedor. Acredito que a melhor forma de aumentar o número de doações é através da informação - afirmou a administradora de empresas Debora Machado. Ela autorizou a doação dos órgãos da mãe, que faleceu há quase um ano.

A legislação brasileira determina que somente familiares diretos podem autorizar a doação de órgãos de pacientes com morte encefálica. Não existe nenhum documento que possa ser deixado em vida para garantir a doação após a morte. Por isso, expressar a vontade de ser doador é a melhor forma de fazer com que os familiares conheçam a vontade uns dos outros.

Atualmente, cerca de duas mil pessoas estão à espera de um transplante no estado do Rio. O ator Duda Ribeiro, que é transplantado de rim, declarou apoio à causa e contou sua experiência.

- Se hoje estou aqui, é graças a uma família que disse sim à doação de órgãos. A campanha é importante no sentido de esclarecer e informar - afirmou.

Em cinco anos de existência, o PET colocou o Rio de Janeiro em segundo lugar no ranking nacional de transplantes no país. Foram mais de 5,2 mil vidas salvas. O número de doações também vem registrando aumento ano após ano - em 2015, até o dia 21 de abril, foram realizadas 100 doações, número que já é maior do que o total de doações realizadas em 2010, quando o programa foi criado e foram realizadas 80 doações no ano inteiro. Presente no evento, o secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto, destacou o avanço do RJ nos últimos anos e garantiu que o trabalho será ampliado.

- Queremos o Rio de Janeiro na liderança da realização de transplantes no país. Nada mais justo para o estado que foi pioneiro neste procedimento no Brasil. Pretendemos ampliar ainda mais a atuação do PET. Doar órgãos é um ato de amor ao próximo. É preciso que a sociedade abrace a causa, esclareça suas dúvidas e que o assunto seja conversado entre as famílias - afirmou o secretário.

A primeira-dama do Estado e presidente de honra do RioSolidario, Maria Lúcia Horta Jardim, falou sobre a importância de sensibilizar as pessoas sobre o tema.

- Eu tenho um irmão transplantado e sei como essa campanha é importante. Normalmente, a gente só pensa nisso quando precisa. Através dessa campanha, a gente busca salvar vidas. Abraço esta causa com muito carinho - ressaltou ela.

Doe+Vida: uma campanha pelo “SIM” - Atualmente, quase 50% das doações que poderiam acontecer no RJ não se concretizam pela não autorização das famílias. Entre os motivos mais comuns para a não autorização estão a falta de consenso entre os parentes, que, muitas vezes, desconhecem qual seria a vontade do paciente, e também a falta de compreensão de que a morte encefálica é um diagnóstico irreversível. Por isso, a campanha busca incentivar o diálogo e o esclarecimento de dúvidas para a conscientização da sociedade: expressar a vontade de ser doador é a melhor forma de garantir que as famílias saibam o que as pessoas pensam.

Precisamos aumentar o número de autorizações para atender aqueles pacientes que esperam por um transplante. O cadastro na internet para se declarar doador é mais uma forma de levar este assunto para dentro de casa e estimular o diálogo”, – avaliou o coordenador do PET, Rodrigo Sarlo.

Cartilha Doe+Vida - Além das interações com o público, o evento também contou com a distribuição de folhetos explicativos sobre a campanha Doe+Vida, o site para o cadastro e impressão do cartão virtual, além de informações sobre o assunto.

- O evento foi uma oportunidade maravilhosa para alavancar a doação de órgãos. O Cristo é lugar privilegiado para o início dessa campanha de mobilização - disse o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo.

Programa Estadual de Transplantes – O PET é responsável por coordenar todas as atividades referentes à doação de órgãos no estado do Rio de Janeiro. As equipes atuam na captação de órgãos, distribuição aos hospitais transplantadores, sempre respeitando a lista de pacientes. Os potenciais receptores de órgãos doados são definidos de acordo com uma série de critérios técnicos, tais como a compatibilidade, porte físico, entre outros, buscando, desta forma, a maior chance de sucesso para os procedimentos. Outras informações estão disponíveis no site: www.transplante.rj.gov.br


 
Deixe seu comentário:

 


PRODUTOS E SERVIÇOS

 

 

Publicidade

     

 
 

 

 

 


           

GAZETA
NITEROIENSE

Expediente

Anuncie

Assine

Contato

COLUNAS

Notícias

Por Aí

Coluna do LAM

Cultura

Artigos

 

REDES SOCIAIS

Facebook

Twitter
Instagram

Google+

EDIÇÃO VIRTUAL

Issuu

PDF

PUBLICIDADE

Impressa

Online

A GAZETA NITEROIENSE 
é uma publicação da Editora X Niteroiense
Ltda ME.


Copyright © 2011-2015 Gazeta Niteroiense. Todos os direitos reservados.

     

adidas tubular adidas yeezy adidas gazelle adidas schuhe new balance nike air force adidas zx flux nike air max 90 asics schuhe nike air max adidas nmd adidas superstar converse schuhe nike air max thea adidas stan smith nike air max 2016 nike huarache adidas ultra boost nike free converse sko

timberland shoes ugg ale canada goose suomi moncler sale canada goose takki barbour takki moncler takki timberland suomi canada goose sale parajumpers takit canada goose trillium barbour tikkitakki canada goose ale barbour jacket parajumpers long bear moncler untuvatakki parajumpers takki canada goose montebello